Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

O público da Feira Literária Internacional do Tocantins - Flit 2012 - poderá conferir hoje, a partir das 17 horas desta segunda-feira, 09, a Exposição “Quilombos Emigrantes: A História do Cocalinho” no hall da Assembleia Legislativa. Idealizado pelo repórter fotográfico Emerson Silva e realizado pelo Ponto de Cultura Canto das Artes, as imagens do projeto foram captadas entre 2006 e 2010, durante o inventário ‘Sócio Cultural de Comunidade Quilombolas’ realizado pela Fundação Cultural do Tocantins/Secretaria de Estado da Cultura. O projeto foi selecionado no II Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras, sendo o único, na categoria artes visual, a ser premiado na região Norte.

A mostra é composta por um conjunto com quase 400 imagens que representam a fé regida pelo sincretismo religioso, a história peculiar da fuga dos conflitos do sul do Maranhão migrando para o Tocantins, a passagem pelo processo de urbanização, a tradição da roda de Lindô dos moradores da comunidade quilombola Cocalinho, localizada no município de Santa Fé do Araguaia, norte do Estado do Tocantins.

A exposição ficará disponível para visitas durante a Feira Literária Internacional do Tocantins de 09 a 15 de julho, em horário comercial.