Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o intuito de contribuir com o desenvolvimento da silvicultura no Estado, a Seagro – Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário promoverá o Curso de Capacitação Técnica em Florestas Plantadas. O curso de capacitação, realizado em parceria com a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, o Sebrae – Serviço , o Ruraltins e o Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem, acontecerá em dois módulos, a partir de agosto.

O primeiro módulo do curso de capacitação acontecerá no município de Paraíso do Tocantins, entre os dias 25 e 31 de agosto. Este módulo será voltado para a hevicultura (cultivo de seringueira) e contará com a participação do pesquisador da Embrapa Floresta, de Brasília, Ailton Victor Pereira.

De acordo com a engenheira de alimentos da Seagro, Valdira Carvalho, que participa da organização do curso, o público alvo neste primeiro momento são os extensionistas do Ruraltins e técnicos de empresas privadas que atuam no setor de florestas plantadas no Estado. As inscrições serão feitas pelo Ruraltins. “O objetivo do curso é o aperfeiçoamento dos extensionistas, que serão fundamentais no aprimoramento das técnicas para o plantio de florestas nas diversas regiões do Estado”, explicou Valdira, acrescentando que a silvicultura e a hevicultura são setores promissores no Tocantins.

O segundo módulo do Curso de Capacitação Técnica, também para extensionistas do Ruraltins e de empresas privadas, será voltado para a silvicultura (plantio de Eucalipto, Teka e outras espécies de arvores).

Após esta fase, deve ser realizada uma capacitação voltada somente para os produtores interessados no setor ou que já estejam atuando.

Dados

Em 2011, segundo dados da Seagro, o Tocantins chegou a marca de 80 mil hectares cultivados com árvores, destacando-se o eucalipto, a seringueira, teca e nim. A expectativa é que até 2017, a área cultivada com florestas aumente para 982,5 mil hectares, sendo que 783 mil hectares já foram licenciados pelo Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins. (Ascom Seagro)