Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Joatan Silva Plantio de Soja em Aparecida do Rio Negro (TO) Plantio de Soja em Aparecida do Rio Negro (TO)

A produção da soja mostra, a cada ano, o seu potencial de crescimento na agricultura tocantinense. Na safra passada foram plantados 405, 87 mil hectares de soja, contra 441,52 mil hectares na safra atual 2011/2012, um acréscimo de 8,8%. Já a produção teve um aumento de 10,5%, com aproximadamente 1 milhão e 359. Mil toneladas de soja, ultrapassando a safra anterior de 1 milhão e 230 mil toneladas. As informações foram repassadas pela Conab – Companhia Nacional de Abastecimento Brasileira.

O crescimento também é acentuado na produção de grãos em geral: soja, milho, feijão, amendoim, algodão e sorgo. Os dados mostram que em relação à safra passada 2010/2011, a área plantada cresceu de 696 mil hectares para 743 mil hectares, com 6,8% de aumento. A produção também subiu de 2.179 mil para 2.436 mil toneladas de grãos, aumentando 11,8%, na safra 2011/2012.

Segundo o engenheiro agrônomo da Seagro – Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, José Waltex Alexandre Aguiar, este avanço na produção agrícola tocantinense é decorrente de diversos fatores. “Podemos citar, a demanda mundial para consumo de proteínas, a quebra da safra americana e o preço elevado do mercado de grão das comodidites, principalmente a soja”, argumentou Aguiar, acrescentando que outros fatores também influenciaram, como o preço dos insumos e as novas variedades de soja transgênicas com alto padrão de qualidade, resistentes a doenças e pragas.

Zoneamento

O zoneamento agrícola da soja para a safra 2011/2012 para todo o Estado foi divulgado pela Secretaria de Políticas Agrícolas vinculada ao MAPA – Ministério da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, nesta terça-feira, dia 10, no Diário Oficial da União. Instrumento de política agrícola e gestão de riscos na agricultura, o estudo é elaborado com o objetivo de minimizar os riscos relacionados aos fenômenos climáticos e permite a cada município identificar a melhor época de plantio das culturas, nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares. (Ascom Seagro)