Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Na manhã da última terça-feira, 17, o procurador de Justiça, José Omar de Almeida, recebeu na sala de reuniões do Ministério Público Estadual (MPE) em Palmas, uma equipe do Hipermercado Extra, composta por supervisores e técnicos. Na reunião, que também contou com a presença de representantes da Vigilância Sanitária, os funcionários do Hipermercado apresentaram informações sobre os métodos de fiscalização e higienização dos produtos, além das orientações repassadas aos fornecedores que atendem o grupo comercial.

Esta iniciativa teve como objetivo esclarecer ao MPE o cumprimento de um Termo de Ajuste de Conduta firmado ainda em 2010 sobre o programa permanente de monitoramento de resíduos de agrotóxicos e controle de qualidade alimentar e solicitar uma flexibilização em relação ao acompanhamento de alguns produtos.

Durante a reunião, o grupo também apresentou informações sobre as medidas adotadas depois que uma operação deflagrada no mês de junho deste ano, em que o MPE encontrou no Hipermercado Extra diversas irregularidades. Entre elas, a falta de informações sobre produtos, produtos vencidos e com fungos, assim como a falta de higiene. Os problemas foram verificados principalmente nos perecíveis e resfriados. Carnes e linguiças sequer apresentavam informações sobre o prazo de validade. Grande quantidade de aves que deveriam ser congeladas estavam apenas resfriadas e acondicionadas de forma inadequada. Na padaria, alimentos feitos com frango desfiado estavam com o recheio vencido desde o fim do mês de maio. Também chamou a atenção a propaganda enganosa quanto aos preços dos produtos expostos. Durante a fiscalização, 242 itens chegaram a ser apreendidos pelo Procon e 312 quilos de produtos perecíveis recolhidos pela Vigilância Sanitária. O Hipermercado já recebeu seis autos de infração decorrentes de fiscalização.

Segundo as informações relatadas, o estabelecimento já adotou várias providências no sentido de aprimorar a fiscalização interna para que os fatos não voltem ocorrem, inclusive, com a contratação de mais pessoal. O Procurador de Justiça vai verificar a documentação entregue e analisar os pedidos do grupo. “Vamos avaliar os relatórios, mas sempre tendo como foco o respeito aos direitos do consumidor.” finalizou o procurador José Omar. (Ascom MPE)