Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Um palhaço em busca de sua amada. Esse é o fio condutor da estrutura narrativa do espetáculo “Amor Palhaço”, que será apresentado nesta quarta-feira, 18, no Teatro Sesc Palmas, a partir das 20h. A peça é uma produção do grupo Palhaços Trovadores, que está em turnê pela Belém-Brasília. A entrada é gratuita.

O espetáculo faz parte do projeto de circulação “Amor Palhaço na Belém-Brasília”, que leva o espetáculo as cidades de Imperatriz e Carolina (MA), Goiânia (GO), Brasília (DF) e Palmas (TO), contemplado pelo prêmio do Teatro Myriam Muniz da Fundação Nacional de Artes – Funarte em 2011.

A peça não conta uma estória. É todo estruturado em uma narrativa fragmentada, que mistura trovas amorosas e canções populares que “puxam” cenas recheadas de lirismo e graça. A estrutura tem apenas um fio condutor: um palhaço a procura de sua amada que se chama Maria. Ele nunca a encontra, mas não cessa de buscá-la. Essa procura começa na infância, chega à fase adulta e continua na velhice. É a representação da eterna busca do amor, que não acaba nunca, mesmo diante das adversidades.

A estruturação, com trovas e canções construindo as cenas é já característica dos Palhaços Trovadores desde seu primeiro espetáculo. O grupo utiliza sempre em sua dramaturgia a forma poética da trova, justificando inclusive seu nome, e trabalha na estrutura de seus espetáculos elementos da cultura popular – folguedos como o boi-bumbá, a pastorinha, cantigas de roda, brincadeiras populares etc. Um mergulho no imaginário popular, sobretudo o amazônico.

As canções são executadas ao vivo pelos palhaços, que tocam instrumentos melódicos e percussivos e cantam, fazendo também toda a sonoplastia das cenas. Neste trabalho, entretanto, há uma combinação de músicas mecânicas, com efeitos eletrônicos, e músicas cantadas ao vivo.

O espetáculo será nesta quarta-feira, 18, a partir das 20h, no Teatro Sesc Palmas, com entrada gratuita.