Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira, 18, o Governo do Tocantins iniciou Fórum dos Secretários da Amazônia Legal com o encontro de técnicos das diversas áreas da gestão dos recursos naturais dos Estados compreendidos no bioma amazônico. Na manhã do primeiro dia do evento, a reunião técnica, que acontece na sede da Semades – Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - iniciou os trabalhos com a apresentação da atual situação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e do Plano de Ação para Proteção e Controle do Desmatamento na Amazônia (PPCDAM) no Tocantins e demais Estados.

O diretor substituto de Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA – Ministério do Meio Ambiente, Allan Kardec, apresentou benefícios e facilidades que projetos em desenvolvimento trarão para os Estados e o Municípios especialmente na implementação e gestão do CAR. “Estamos estruturando o sistema do CAR e agora no próximo dia 30 de agosto, teremos uma versão final com todos os ajustes previsto pelo Código Florestal. No final de setembro a intenção da União é ter um sistema para os Estados. Esse sistema será oferecido para aqueles que ainda não tem condições de operar com seus próprios recursos técnicos, operacionais e financeiros. Então a nossa idéia é disponibilizar, criando uma chave, um banco de dados para cada estado, caso não tenha servidores, a gente vai adquirir servidores, gerar recursos para customização do sistema e assim adaptar o programa às necessidades de regularização ambiental de cada território, enfim, a gente vai apoiar os Estados nesse processo”, resumiu Allan.

Esteve presente nesse primeiro momento cerca de 40 técnicos e a previsão é que a reunião avance no período da tarde, momento em que serão discutidas questões ligadas aos planos setoriais e a agenda de educação ambiental nos diferentes estados.

Abertura Oficial do Fórum

A solenidade de abertura oficial do Fórum será realizada na quinta-feira, 19, a partir das 8h30, no auditório do Palácio Araguaia. Além da presença dos representantes dos Estados da Amazônia Legal, do MMA - Ministério do Meio Ambiente e de autoridades do Tocantins, está prevista a presença do governador do Estado, José Wilson Siqueira Campos para dar boas vindas a todos e declarar aberto os trabalhos.

Serão quatro encontros, que além de debates durante todo o dia, terá no encerramento um dia de campo na Fazenda Ecológica. A Programação do Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal está disponível no site: www.semades.to.gov.br, no item downloads do menu de acesso rápido.

Fórum dos Secretários

O Fórum dos Secretários de Estado de Meio Ambiente da Amazônia Legal, foi criado em junho de 2011, com o intuito de estabelecer a integração das ações ambientais e uma agenda conjunta para possibilitar a priorização da temática ambiental de forma que o desenvolvimento dos Estados seja construído em bases sustentáveis.

A Amazônia Legal é composta por nove Estados, entre eles, Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins. (Ascom/Semades)