Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Acontece no período de 23 a 27 de julho, no município de Arraias, 413 km de Palmas, o curso de fabricação de sabão caseiro, destinado a 15 agricultores familiares da comunidade de Cajueiro. A iniciativa é uma promoção do Instituto Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e visa o fortalecimento das famílias, bem como, proporcionar alternativas que tragam a melhoria da qualidade de vida nas comunidades rurais, tendo como foco a geração de renda e inclusão social.

No curso são repassadas informações para utilização de produtos, que geralmente são desperdiçados, para serem reaproveitados por meio do processamento para o consumo na higiene pessoal e limpeza doméstica. “Além de transformar o que iria para lixo, os agricultores podem produzir o sabão com criatividade e comercializar os produtos, obtendo uma renda extra e ainda contribuir com o meio ambiente”, aponta a extensionista e facilitadora do curso, Maria da Conceição Teixeira.

Na prática os agricultores aprendem a fabricar o sabão em barra, pasta e líquido de forma artesanal, utilizando o óleo de cozinha saturado e o sebo, sendo misturado com soda cáustica, álcool, água, anil e essências. Um trabalho simples, mas requer cuidados, a exemplo da escolha de um local arejado, uso de luvas, máscara, óculos, avental e toca para evitar contatos com produtos químicos nocivos a saúde. (Ascom Ruraltins)