Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O prefeito de Tocantínia e presidente da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), Manoel Silvino (PR), recebeu na manhã desta quinta-feira (26) o vice-almirante da Marinha do Brasil, Edlander Santos, durante encontro representativo que marcou o fim das atividades do projeto Rondon em Tocantínia. Na ocasião, o prefeito Silvino recebeu das mãos do vice-almirante o Certificado de Participação do município no projeto brasileiro de integração nacional, coordenado pelo Ministério da Defesa, com o apoio das Forças Armadas e executado por acadêmicos vindos do Rio de Janeiro e de São Paulo.

O vice-almirante chegou a Tocantínia de helicóptero e foi recepcionado pelo prefeito Manoel Silvino e por autoridades. Do local do pouso, a comitiva se dirigiu para o Centro Educacional Frei Antônio, onde se encontrava comunidade, população indígena Xerente e acadêmicos da Universidade da Maturidade (UMA), polo de Miracema do Tocantins e região. Em seguida, deu-se início a composição da mesa, que além do prefeito e vice-almirante, foi formada também pelos coordenadores do projeto Rondon no Tocantins, José Paulo da Cunha Victório e o capitão-de-mar Alexandre Guimarães, além dos professores universitários Auro Nonizo e Paulo César Pereira.

Em seu discurso, o prefeito Manoel Silvino agradeceu a presença do vice-almirante e, principalmente, dos universitários que atuaram de forma voluntária no município. “Ter o projeto Rondon em Tocantínia foi de grande importância para a comunidade, isso porque possibilitou a troca de experiências entre os acadêmicos e a população. Todos vocês plantaram sementes de conhecimento em nossa cidade e, no futuro, colheremos bons resultados”, exclamou o prefeito, que acolheu os rondonistas com hospedagem e alimentação.

Os acadêmicos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP/USP) e da Universidade Severino Sombra do Rio de Janeiro, que integram o projeto Rondon em Tocantínia, agradeceram o prefeito e também fizeram questão de saudar o vice-almirante Edlander. Em seguida foi a vez dos acadêmicos da UMA agradecerem a expedição pelas oficinas de informática, saúde e segurança que receberam durante o tempo em que o Projeto Rondon atuou no município. Como forma de homenagear o representante da Marinha, os jovens da aldeia Xerente apresentaram danças indígenas e mostraram as principais características culturais da tribo.

“Hoje presencie em loco a importância dos trabalhos realizados pelo projeto Rondon, idealizados com tanto carinho pela nossa equipe. Além disso, pude conhecer mais um pouco desse vasto país que é o Brasil” ressaltou o vice-almirante da Marinha do Brasil, durante seu discurso. Logo depois da cerimônia, o representante da Marinha conheceu as instalações do Centro Educacional Frei Antônio, para em seguida se despedir do prefeito Silvino e da comunidade de Tocantínia.

Projeto Rondon no Tocantins

O Projeto Rondon desenvolve no Tocantins a operação denominada Capim Dourado. Entre os dias 13 a 29 de julho, cerca de 300 rondonistas (acadêmicos voluntários) vindos de diversos estados do Brasil desenvolvem um conjunto de atividades educacionais que buscam soluções para contribuir com o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes.

Cultura, direitos humanos, justiça, saúde, comunicação, tecnologia e produção, meio ambiente e trabalho estão entre as temáticas trabalhadas pelos universitários. (Ascom ATM)

https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif