Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Divulgação

Foi realizado na tarde de sexta-feira, 3, em Palmas, na Escola de Tempo Integral Padre Josimo Tavares, o encontro do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) demarcando o início de suas atividades no Tocantins. O evento contou com a presença de prefeitos, secretários municipais, diretores regionais de ensino, gestores escolares, a subsecretária de Educação Básica, Leida Maria Menezes, o secretário estadual da Educação, Danilo de Melo Souza, além de instrutores do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), um dos órgãos mobilizadores do Pronatec.

Serão promovidos cursos para alunos do ensino médio da rede estadual de ensino, todos ligados a atividades rurais. “Teremos 160 horas divididas em dois meses, e dessas, 40 horas com o foco no empreendedorismo, para que os alunos possam ter fundamentos de gestão”, afirmou Lourdes Henneman, superintendente do Senar.

Os cursos iniciam no dia 13 de agosto, em Gurupi, e progressivamente nas regionais de Miracema do Tocantins, Dianópolis, Porto Nacional, Arraias, Guaraí, Pedro Afonso e Paraíso do Tocantins. Os cerca de 2.700 alunos inscritos farão os cursos de Apicultura, Avicultura, Cultivo e Beneficiamento de Mandioca, Bovinocultura de leite, Bovinocultura de corte, Piscicultura, Horticultura, Fruticultura e Irrigação.

A Seduc (Secretaria Estadual da Educação) é parceira neste projeto, disponibilizando as escolas onde será feita a parte teórica. Com 15 alunos em média, os horários dos cursos não irão se chocar com o horário das aulas, e é importante lembrar que “cada aluno foi quem escolheu o seu curso, de acordo com sua preferência e disponibilidade. A nossa vontade é que esses alunos se identifiquem com a atividade rural e que posteriormente levem esse aprendizado até as próprias comunidades, em benefício de seus pais, de suas famílias”, encerrou Lourdes Henneman. (Ascom Seduc)