Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Nesta terça-feira, 7, o Governo do Tocantins, em parceria com o Sebrae, retoma a realização da Fecoarte, considerada a principal feira de arte e cultura do Estado. O evento, que prossegue até o dia 12, será realizado no Centro de Convenções Parque do Povo, em Palmas. A abertura oficial do evento acontece às 19h desta terça.

A Fecoarte será realizada simultaneamente com a Feira do Empreendedor, um dos maiores eventos segmentados do País. De acordo com a diretora-superintendente do Sebrae, Márcia Rodrigues de Paula, a junção entre os dois eventos é fruto de uma parceria construída ao longo de um ano. “A ideia surgiu ainda em 2011 e foi sendo construída a quatro mãos, entre o Governo do Estado e o Sebrae”, ressaltou.

Este ano, a Fecoarte irá realizar um resgate da cultura genuinamente tocantinense. “Iremos resgatar os nossos ritmos, os nossos cantores, as nossas danças e principalmente as nossas comigas típicas. Todas as regiões do Estado serão integradas na estrutura da feira”, explicou a secretária da Cultura, Kátia Rocha.

A programação da feira irá acontecer a partir das 17h de terça-feira e irão prosseguir, diariamente, até a meia noite.

Capacitação

Além de resgatar a cultura do Tocantins e proporcionar o contato do público com os itens do artesanato tocantinense, a Fecoarte também propiciará o processo de capacitação dos artistas e artesãos. “Nós iremos capacitá-los para que eles obtenham a visão empreendedora, além disso, vamos proporcionar o contato direto entre essas pessoas e grandes empresários do segmento”, explicou a diretora-superintendente do Sebrae.

Estrutura

Este ano o espaço destinado à Fecoarte será inovador. Haverá a disposição de vários estandes com artesanato de bordados, tecelagem, patchwork, madeira e fibras, minerais e artes manuais diversas, além de quatro grandes portais onde serão dispostos os mais variados produtos artesanais com os principais temas: Indígena, babaçú, capim dourado e cerâmica.

A feira também contará com quiosques para a comercialização de comidas tipicamente tocantinenses, como é o caso da paçoca de carne de sol, o amor perfeito e o arroz com pequi. No hall da estrutura estarão expostos quadros artísticos que retratam as belezas do Tocantins. (Secom)