Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Com a intenção de garantir que os banhistas se divertissem com mais segurança e tranquilidade, o Corpo de Bombeiros reforçou seu efetivo nas principais praias do Estado durante esta temporada. Os Bombeiros atuaram efetivamente em 26 praias do Tocantins, no período de 29 de junho a 05 de agosto, compreendendo seis finais de semana. Foram 22 municípios atendidos com um efetivo de 72 guarda-vidas treinados e equipados.

Além de realizar os salvamentos que foram necessários, houve todo um trabalho de prevenção no sentido de evitar os afogamentos. Segundo o coordenador da operação de praia, tenente Antônio Soares, os banhistas foram orientados acerca do consumo de bebidas, cuidados com crianças, usuários de embarcações, entre outras. “Também realizamos a entrega de panfletos informativos com dicas de prevenção nas praias”.

As estatísticas mostraram que a presença do guarda-vidas diminui a ocorrência de afogamentos e isso demonstra a eficiência do serviço de prevenção do corpo de bombeiros. Durante toda a temporada da operação veraneio 2012 houve 13 afogamentos, 12 destes foram em locais que não existia a presença de guarda-vidas (piscinas, pontos de banho não oficiais, atividades de pescaria, etc.).

Foram registradas também 284 atividades preventivas ao longo desta temporada, sendo elas: o mapeamento das áreas das praias, sinalização dos pontos de risco, observação das situações de risco, observações das vítimas em potencial, orientação dos banhistas e orientação dos usuários de embarcações.

Números

Atividade preventiva / aquática: 284

Afogamento sem óbito: 06

Afogamento com óbito: 01

Atendimento pré-hospitalar: 45

Prevenções: 6.300.  (Ascom Bombeiros)