Saúde

Foto: Marcos Vinícius

A Prefeitura de Palmas e a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) inauguram a sede própria da Unidade de Saúde da Família (USF) 806 Sul, na sexta-feira, dia 10, às 16h30, na 806 Sul alameda 04 APM 19 (antiga Arse 82), com a presença do prefeito Raul Filho, do secretário Samuel Bonilha e autoridades políticas.

É a segunda sede própria das 17 novas sedes que serão entregues à população até dezembro deste ano. Ampliamos, humanizamos e melhoramos o serviço de saúde em Palmas e estamos edificando estruturas novas,proporcionando espaços melhores, confortáveis, mais amplos e bem equipados à população da Capital, declara o prefeito.

De acordo com Samuel Bonilha, secretário da saúde de Palmas, a entrega das novas sedes representa a realização de um sonho edificado com muito trabalho e esforço de toda a sua equipe.

"Essas novas unidades de saúde dignificam os usuários e servidores do SUS, pois são o resultado de muito trabalho e persistência de toda a nossa equipe para oferecer não só bons serviços , como também, ambientes agradáveis, é na verdade, a realização de um sonho nosso”, enfatiza o secretário.

Dentro das normas

Segundo Bonilha, as novas sedes obedecem a todas as normas da Atenção Básica do Ministério da Saúde."Acabamos com a figura do antigo postinho e edificamos legítimas unidades de saúde, contemplando todos os ambientes necessários para possibilitar atendimento de qualidade tanto para pacientes, quanto para profissionais e funcionários", assegura o Secretário.

Segundo Alexandre Paixão, arquiteto da Semus responsável pelo projeto, as instalações possuem acessibilidade para portadores de deficiência física, revestimentos de piso, paredes, teto e bancadas que permitem completa higienização. “Esses detalhes são importantes pois previnem infecções hospitalares. Já a resolução de fluxo, a iluminação e a climatização dos ambientes tornam os ambientes agradáveis e saudáveis”, informa o arquiteto.

Estrutura

A USF 806 Sul conta também com salas exclusivas para reidratação oral, três (03) consultórios médicos, três (03) consultórios odontológicos individualizados, sala para pequenos procedimentos, além de vestiários com chuveiros para melhores condições de trabalho dos 26 agentes comunitários de saúde.

Serviços

De acordo com Adriana Victor Ferreira Lopes, diretora de Atenção à Saúde, serão oferecidos todos os procedimentos básicos de saúde para mais de 16 mil pacientes cadastrados, na área de abrangência que compreende as seguintes quadras residenciais e comerciais: 402, 404, 502, 504, 602, 604, 702, 704, 802, 804, 806, 812, 902, 904, 906, 9012 e 1012 Sul.

A diretora explica ainda que a nova sede abrigará duas equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) e uma equipe do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). Na nova sede serão oferecidos os seguintes serviços: consultas médicas e de enfermagem, tratamento odontológico, fisioterapia, procedimentos de curativos e retirada de pontos, nebulização, pré-natal, programas de saúde do homem, da criança do adolescente, do idoso, hipertensos e diabéticos, preventivo de câncer do colo de útero e entre outros.