Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação
 

O defensor público geral do Tocantins, Marcello Tomaz de Souza, inaugurou, na manhã desta sexta-feira, 10, as novas instalações da Defensoria Pública em Gurupi. Acompanhado do diretor do Núcleo Regional, o defensor público Neuton Jardim dos Santos, e demais autoridades e convidados, o Defensor Público Geral fez o descerramento da placa inaugural e visitou as instalações reforçando sempre a importância de proporcionar aos servidores e comunidade uma estrutura funcional adaptada para atender a demanda crescente de assistidos pela Instituição.

“É de fundamental importância para Gurupi e Região esta nova sede, oferecendo a comunidade carente melhores condições para um atendimento diferenciado, especializado, organizado e, acima de tudo, humanizado. Este novo espaço só vem a reafirmar o nosso compromisso institucional e de cada Defensor Público que deve manter sempre o espírito de servir ao próximo, como agente político e de transformação social”, disse Souza.

O prefeito de Gurupi, Alexandre Tadeu Abdalla, agradeceu a Defensoria Pública por contemplar a cidade com as novas instalações, considerada como uma obra maravilhosa, e reforçou a necessidade do atendimento humanizado ao próximo, que é uma característica dos Defensores Públicos que atuam em Gurupi e Região.

“Abaixo de Deus, está somente a Defensoria Pública”. Com esta colocação emocionada o assistido Antonio Gomes Alves, de 55 anos, ressaltou a importância da Instituição em sua vida, com a atuação dos Defensores Públicos na garantia do tratamento de Malformação Artério-Venosa Cerebral e Aneurisma, do qual lutava há anos e não conseguia auxílio. “Sem a Defensoria Pública em Gurupi não estaria hoje aqui e agradeço a todos os servidores que sempre me atenderam de forma muito especial, e sei que aqui pessoas que como eu não tem dinheiro podem receber a ajuda que precisam”, disse o Assistido. 

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Gurupi, Wallace Pimentel, ressaltou que em um estado democrático de direito uma instituição como a Defensoria Pública é essencial, sendo impossível a sobrevivência deste estado sem ela, que luta para fazer valer os direitos dos menos favorecidos, que são a maioria neste País. “Acredito, que os Defensores Públicos tem função tão importante quanto à dos médicos que salvam vidas, pois resguardam a dignidade humana do cidadão”, disse.

O diretor do Núcleo Regional de Gurupi, o defensor público Neuton Jardim, reforçou a luta constante para melhor estruturação da Instituição local para atender a grande demanda de serviços em prol do cidadão. “Nossas conquistas foram muitas e a expansão deste Núcleo Regional tornou-se necessária, tendo como foco principal o assistido, usuário dos serviços, que passou a procurar cada vez mais a Defensoria Pública. Agradeço ao Defensor Público Geral pela contemplação deste nosso sonho e este dia marcará a história da Defensoria Pública pela grandiosidade desta obra”, ressaltou.

Também ressaltaram a importância da Defensoria Pública e da nova estrutura, o promotor Konrad César Resende, representando o Ministério Público do Estado; o juiz da
Vara de Execução Penal e Tribunal do Júri, Ademar Alves, e o delegado regional da Polícia Civil Fábio Augusto Simon. Participaram também da inauguração das instalações o defensor público Marlon Costa Luz Amorim, representando a Associação dos Defensores Públicos do Tocantins – ADPETO; o juiz da Vara Especializada de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Adriano Gomes de Melo; o diretor do Fórum de Gurupi, o juiz Roniclay Alves de Morais; a corregedora geral da Defensoria, Arassonia Maria Figueiras; o delegado da DEIC, Jackson Ribas; o presidente da Câmara Municipal de Formoso do Araguaia, Ivan de Souza Carvalho; a vereadora Zenaide Dias, representando a Câmara de Vereador de Gurupi; o delegado da Central de Flagrantes, Elias Alves, dentre outros.

Presentes os defensores públicos Maria Cristina da Silva, Leonardo Coelho, Mônica Prudente, Iwace Santana, Leandro Gundim, Euler Nunes, Rudicléia Barros, Alexandre Augustus El Zayek, José Alves Maciel, Silvânia Barbosa, Ronaldo Ruela, Chárlita Teixeira, Lara Gomides.

A solenidade de inauguração contou com as bênçãos do padre Osman de Castro e com a apresentação da Banda da Polícia Militar de Gurupi. 

A Defensoria em Gurupi

Localizada na Rua Presidente Juscelino Kubitscheck, nº 1372, Centro, a nova sede da Defensoria Pública conta com 35 salas personalizadas, entre elas auditório, biblioteca, brinquedoteca, sala de atendimento especializado para portadores de necessidades especiais, sala de conciliações, totalizando uma área de 1.290m². São realizadas em média duas mil atividades jurídicas por mês, com atuação de 12 defensores públicos e 46 servidores.