Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Galeria Municipal de Artes recebe a Exposição “Desvio da Luz” da artista plástica Marina Boaventura, com vernissage nesta quinta-feira, 16, às 19 horas. A galeria está localizada no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho e a exposição fica disponível para visitação até 12 de setembro, de 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.

 “Desvio da Luz” é um site specific elaborado pela artista para a exposição. “O termo site specific faz menção a obras criadas de acordo com o ambiente e com um espaço determinado, são obras planejadas em certo local em que os elementos esculturais dialogam com o espaço, para a arquitetura para a qual é elaborada” explica Boaventura.

O espaço da galeria será “invadido” por dezenas de guarda-chuvas/sombrinhas que sofreram interferências através de pinturas, desenhos, escritas, bordados, colagens e penduricalhos, criando a partir deles uma obra povoada de elementos do universo Kitsch.

 “A exposição dialoga com o meio circundante para o qual a obra foi elaborada, estabelecendo uma relação entre arquitetura, clima e cultura local, refletindo a dicotomia luz/sombra, claro/escuro, calor/frescor, sol/chuva que permeia o cotidiano”, completa a artista.

O projeto “Desvio de Luz” foi contemplado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Fundação Cultural do Tocantins (Funcult), por meio do Edital Prêmio Kathie Tejeda 2011 de apoio à produção de Artes Visuais e conta com parceria da Prefeitura Municipal, através da Fundação Cultural de Palmas (FCP).

Sobre a artista

Marina Boaventura é formada em artes plásticas e tem especialização em artes visuais. É a artista plástica mais premiada do Tocantins e representou o Estado em várias exposições pelo Brasil e exterior. Residente em Palmas há uma década, a mineira tornou-se um grande nome das artes neste Estado pela qualidade do seu trabalho artístico. (Ascom FCP)