Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Publicadas recentemente, três pesquisas eleitorais trouxeram resultados distintos em seus conteúdos com relação ao percentual de intenção de voto para cada candidato à Prefeitura de Palmas. A variação atingiu, inclusive, a colocação de candidatos na preferência do eleitorado palmense, fazendo oscilar a classificação de Luana Ribeiro (PR) e Carlos Amastha (PP) na segunda colocação. O que não mudou foi a liderança do candidato governista, Marcelo Lelis (PV).

De acordo com a pesquisa Ibope encomendada pela Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), o candidato do PV continua liderando as intenções de voto do eleitorado de Palmas com 43%. Na segunda colocação aparece a candidata Luana Ribeiro com 13% seguida de perto pelo empresário Carlos Amastha, com 11%.

Nesta publicação, votos nulos e brancos somam 11% e não sabem, ou não responderam aparece com 21%.

Instituto Vope

Já o instituto VOPE, trouxe um resultado bastante diferente no que diz respeito ao percentual de intenção dos eleitores com relação à candidata do PR. Na pesquisa publicada no jornal Primeira Página, Lelis segue liderando com 41%, seguido de Luana com 29% (mais do que o dobro da pesquisa Ibope) e Amastha com 8%.

Na publicação do Primeira Página, os indecisos chegaram a 13% e brancos/nulos somaram 6%.

Instituto Stylo

A publicação que trouxe maior diferencial, no entanto, foi a pesquisa trazida pelo Instituto Stylo (Promotion Editora Eventos e Promoções Ltda), publicada no semanário de mesmo nome. Nesta, o candidato do PV ainda aparece na liderança com 41,71% das intenções de voto, mas seguido pelo empresário Amastha, que é apontado com 22, 86% à frente de Luana, que somou um total de 14,57%.

Um fator preponderante nas três pesquisas, além da liderança de Lelis, é o somatório dos demais candidatos à Prefeitura de Palmas. Em ambas publicações, os candidatos Dr. Luciano (PR), Fábio Ribeiro (PTdoB), Professor Adail (PSDC) e Abelardo Gomes (PSOL) não somam 3% do eleitorado.