Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Aldemar Ribeiro

Foto: Aldemar Ribeiro

Foram apresentados na manhã desta sexta-feira, 17, os dados gerais sobre o concurso público do Quadro Geral do Estado. O conjunto de informações foi repassado, na ocasião, pelo diretor da empresa organizadora do concurso, Emerson Pinheli, juntamente com o secretário estadual da Administração, Lúcio Mascarenhas.

De acordo com o secretário da Administração, a partir deste momento quem responderá pelo concurso do Quadro Geral, será exclusivamente a empresa organizadora. “De hoje até a finalização do concurso, tudo o que acontecer será de responsabilidade da empresa contratada”, disse.

O secretário informou ainda que o contingente policial para a realização das provas já foi destacado e contará com um total de 370 policiais. “Existe uma estratégia bem forte para colocarmos o concurso em andamento”, garantiu.

Dados do concurso

Na ocasião ainda foi apresentada a revista eletrônica com informações gerais sobre o concurso que será realizado na próxima semana, no Tocantins. Segundo o diretor da empresa, as provas já foram impressas e deverão ser enviadas ao Tocantins já na próxima semana. “Todas as provas foram elaboradas e impressas dentro da empresa, o que garante o sigilo necessário para a realização do concurso”, explicou.

Ao todo foram quase 200 mil inscritos para as mais de 6 mil vagas ofertadas pelo governo do Tocantins. A maior concorrência ficou com as vagas ofertadas para nível médio, com mais de 112 mil candidatos inscritos. Para nível fundamental foram 42.540 e superior, 43.072.

As provas serão aplicadas em mais de 110 escolas distribuídas em 14 municípios do Tocantins. O maior no número de candidatos fará as provas em Palmas. Dos quase 200 mil inscritos, 77.809 participarão do certame na capital do Estado.

Além do contingente policial destacado pelo governo do Estado, a empresa contratada terá um total de 13.239 postos de trabalho para atender o grande número de inscritos. Para Pinheli, o número é suficiente, apesar do tamanho do concurso. “Este é um concurso considerado grande em nível nacional pelo grande número de inscritos e pela quantidade de vagas oferecidas”, salientou.

Todas as informações referentes aos dados apresentados pela empresa serão publicadas no site da instituição a partir da próxima segunda-feira. Além disto, os candidatos poderão conseguir mais informações sobre o certame através do telefone disponibilizado pela AOCP, pelo número (44) 3344 4200.

Resultados e convocação

Após a finalização das provas, os gabaritos serão disponibilizados no dia seguinte, conforme o diretor da AOCP. A divulgação dos resultados, no entanto, ainda não tem uma previsão, dado o tamanho do certame. ““Não temos ainda um cronograma para divulgação dos resultados. Após as provas vamos nos reunir para traçar a forma de divulgar. A correção será automática. Não tem nenhum histórico de erro neste sentido”.

Da mesma forma, Lúcio Mascarenhas informou que ainda não existe um prazo definido para a convocação dos candidatos aprovados nas provas do Quadro Geral. O secretário explicou que mesmo depois de divulgado o gabarito, o certame ainda passará pelo processo de correção e homologação dos resultados. “Não há previsão de convocação dos candidatos aprovados”.