Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O secretário estadual da Saúde, Luiz Fernando Freesz, esteve reunido na manhã desta quinta-feira, 23, no auditório do Anexo I da Sesau – Secretaria Estadual da Saúde, com representantes dos Laboratórios de Analises Clínicas que prestam serviço ao Estado para falar sobre a nova política de apoio diagnóstico do Tocantins.

O secretário explica que o novo modelo proposto pela Sesau é uma mudança de paradigma com o objetivo de melhorar o serviço de analises clinicas garantindo maior rapidez e qualidade nos exames, aliando qualidade profissional, desenvolvimento tecnológico e a otimização de recursos humanos.

De acordo com ele, os exames laboratoriais são importantes, pois fornecem informações epidemiológicas que vão nortear ações de promoção à saúde. Atualmente é possível saber que 1/3 dos óbitos no Tocantins são em decorrência de doenças ligadas ao aparelho circulatório e ao câncer. Outro dado importante é quanto a hipertensão e o diabetes, que são responsáveis por mais de 50% dos acidentes cardiovasculares.

“Estamos planejando uma nova política de apoio diagnóstico garantindo agilidade, qualidade e confiança nos exames não só para o paciente, mas também para o medico e os demais profissionais da saúde” afirmou o secretário Fernando Freesz. (Ascom Sesau)