Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

O jovem parlamentar tocantinense, Jurandir Antonio Correia Neto, que é aluno do Centro de Ensino Médio Orquelina Torres, de Guaraí, embarca neste domingo, 26, rumo à Medellín, na Colômbia. Eleito em Brasília, na etapa nacional, ele vai representar o Tocantins na Assembleia de Jovens do Mercosul.

Ao todo, 27 alunos brasileiros participarão dos debates com jovens da Argentina, Bolívia, Colômbia, Uruguai e Paraguai, visando à elaboração de um documento final, cujo enfoque é a educação. O encontro acontece nos dias 28 e 29 desde mês. A idéia é discutir e propor qual é o padrão de Ensino Médio que todos gostariam de ver em seus respectivos países.

A gestão de Jurandir no parlamento terá a duração de 2 anos. Neste período, ele terá a oportunidade de participar de eventos voltados para discussões, diálogos e debates de temas vinculados à educação.

Parlamento Juvenil do Mercosul

Realizado pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Fundo das Nações Unidas pela a Infância (Unicef), o Parlamento Juvenil do Mercosul tem como meta favorecer o protagonismo juvenil, abrindo espaço para que os jovens dialoguem e discutam temas vinculados à Educação, em diferentes momentos e em ambientes diversos, considerando a relevante oportunidade de acesso a novas experiências e vivências no contexto nacional e internacional.

Para participar como Parlamentar Juvenil do Mercosul, cada jovem selecionados, segundo critérios e orientações do MEC, deveria apresentar o seguinte perfil: ser capaz de levar a voz do grupo que representa, ter idéias inovadoras e propositivas, ter participações nas discussões, saber se comunicar, interessar-se pelas temáticas, ler e conhecer os assuntos abordados e propostos. Dessa forma, poderiam ter participação atuante nos debates e preparação para se posicionarem frente aos temas voltados para a educação.