Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O prazo para os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador verificarem e validarem as fotos que constarão nas urnas das Eleições 2012 se encerra neste domingo, 2.

Os candidatos são notificados em edital para a audiência, a qual é feita perante o juiz eleitoral do cartório referente à cidade a qual os candidatos concorrem no pleito municipal. Os dados sujeitos à validação são os seguintes: o nome para a urna, o cargo, o número, o partido, o sexo e a fotografia.

De acordo com o técnico judiciário da Coordenadoria de Sistemas Eleitorais e Logística (COSEL), Josué Sousa Pires, na data da audiência é inserido flash card com aplicativo VV foto na urna eletrônica, em seguida o candidato verifica os dados do Sistema Informatizado de Candidaturas (CAND) e dá o aceite ou não das informações.

Se o candidato rejeitar quaisquer dados, o mesmo ou seu representante será intimidado na audiência para apresentar, no prazo de dois dias, os dados a serem alterados, em petição que será submetida à apreciação do relator.
Quanto à ausência do candidato ou representante, o chefe de cartório da 13ª Zona Eleitoral, sediada em Cristalândia, Carlos Moreno, diz que “a Justiça Eleitoral dará aceite subtendido das informações do candidato contidas no Sistema Cand”. (Ascom TRE)