Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Segundo informações transmitidas por policiais militares lotados no 1º e 6º batalhões de Palmas, equipamentos de uso de trabalho estão em baixa por falta de manutenção e diárias referentes a viagens realizadas a serviço estão em atraso.

Em relação às diárias, os denunciantes afirmam que muitas das viagens realizadas a serviço da corporação estão sendo custeadas pelos próprios policiais, os quais se vêem obrigados a arcar com despesas de deslocamento, acomodação e alimentação.

Ao procurarem a Diretoria de Orçamento e Finanças – DOF, do Quartel do Comando Geral, para cobrarem o pagamento das diárias em atraso, os policiais militares afirmam receberem sempre a mesma resposta: “estamos providenciando”. Os mesmos lembram que, legalmente, exceto em casos de emergência, as diárias são pagas antecipadamente.

Já sobre o caso dos equipamentos, os policiais militares reclamam o desgaste e a falta de manutenção das viaturas. Segundo eles no 6º Batalhão existem hoje 07 viaturas inutilizadas por falta de pneus, giroflex, amortecedores e freios. No 1º Batalhão são 18 viaturas encostadas pelos mesmos problemas. Ainda, de acordo com informações dos denunciantes, a torre do Centro Integrado de Operações (CIOP), responsável pela comunicação dos rádios, não funciona desde o mês de Abril do corrente ano. Além disso, é denunciada a insuficiência até mesmo de equipamentos mais simples como lanternas e pilhas para teasers.

Temendo sofrer repressões por parte do Comando Geral da PM, os policiais militares autores das denúncias relatadas nesta matéria preferem não se identificarem. Os mesmos decidiram expor os casos por que entendem que as falhas citadas acima prejudicam muito a atuação da Policia Militar e, em conseqüência, colocam a Segurança Pública do Estado em situação de desvantagem. A sociedade, como maior prejudicada pelo atual descaso com a Segurança Publica, precisa e tem o direito de ser informada.

Comando Geral

A Polícia Militar afirmou por meio de nota que já iniciou o procedimento para o pagamento das diárias. Com relação às condições das viaturas, a PM informa que o contrato com empresa que faz a manutenção das viaturas já está em seu final, e que no início deste mês de setembro/2012 estará assinando um novo contrato. Confira abaixo a nota da PM na íntegra.

“Nota PM/TO

A Polícia Militar do Tocantins informa que já iniciou o procedimento para o pagamento das diárias referentes ao policiamento realizado nos Festejos do Bonfim; que as diárias do concurso público do Quadro Geral já foram pagas e que os recursos para as diárias do Pleito Eleitoral de outubro próximo já estão assegurados.

Esclarece, também, que as diárias pendentes serão regularizadas o mais breve possível.

Com relação às condições das viaturas, vale ressaltar que o contrato está em seu final, e que no início deste mês de setembro/2012 estaremos assinando um novo contrato. Que as viaturas novas, inclusive, já estão sendo plotadas no pátio do QCG, em Palmas, o que pode ser constatado por este Portal.

Ressalte-se, ainda, que na busca de melhores condições de trabalho, estarão sendo utilizados, pelo novo contrato, veículos 1.4 e 1.6, ao invés de veículos 1.0 como previa o contrato anterior.

No que se refere à torre do SIOP, a PMTO esclarece que a mesma está passando por manutenção e que tal procedimento não interfere no andamento dos serviços.

Quartel do Comando Geral
Palmas, 30 de agosto de 2012."