Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Após processo de licitação e assinatura de contrato com a Secretaria da Agricultura, da Pecuária e Desenvolvimento Agrário (Seagro), a Fahma Planejamento e Engenharia Agrícola, de Minas Gerais, assumiu nesta segunda-feira, 3, a gestão e manutenção do Projeto de Irrigação Manuel Alves, localizado em Dianópolis, Sudeste do Estado.


A empresa ficará responsável pela assistência técnica aos produtores rurais instalados na área de abrangência do projeto, bem como em manter em funcionamento o sistema de irrigação instalado pelo Governo do Estado, por meio da Seagro, explicou o diretor geral de Irrigação e Drenagem, Diego Cavalcante Fernandes.

O projeto Manuel Alves, um dos maiores do Brasil, possui 3.800 hectares e atualmente 114 lotes já estão licitados, e em cerca de 50% destes há produção, principalmente, de feijão, banana, maracujá, milho e verduras em geral. Processo realizado no último mês de agosto licitou outros 53 lotes, sendo 48 para pequenos produtores e cinco empresariais.

A água para as propriedades vem da barragem formada no rio de mesmo nome do projeto. Após a perenização, acontece a captação, distribuição e drenagem d’água até os lotes. O projeto, que conta com recursos do Governo Federal com contrapartida do Governo do Estado, é destinado principalmente à fruticultura tropical. 

Conforme o Ministério da Integração, no âmbito econômico e social o Projeto Manuel Alves busca condições para a eliminação da pobreza da região, dinamizando a economia com o incremento da renda regional e das receitas públicas, viabilizando-se, assim, o acesso da população a melhores condições de vida. (Ascom Seagro)