Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A Nova União Empreendimentos LTDA foi a empresa contemplada pela concorrência à Concessão de Direito Real de Uso (CDRU) ao Projeto de Irrigação Gurita, localizado no município de Itapiratins. A partir do resultado da concorrência, publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira, dia 15, é aberto prazo de cinco dias para os interessados em ingressar recursos. Passado o período, o processo é encaminhado à homologação e adjudicação na Seagro – Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário. A concorrência ficou a cargo da Superintendência de Licitações da Seplan - Secretaria do Planejamento e Modernização da Gestão Pública.

A empresa irá se instalar na área de 203,8490 hectares composta de 11 lotes para o cultivo de agricultura irrigada e 427 hectares para o cultivo de sequeiro. A concessão para uso da área terá validade de 20 anos. A fonte hídrica do projeto é o Rio Tocantins, de onde a água é captada e levada até os lotes. De acordo com o projeto de exploração apresentado pela Nova União Empreendimentos, a intenção é cultivar uva na área.

O diretor de Irrigação e Drenagem da Seagro, Diego Cavalcante Fernandes, destacou que a ocupação do Gurita chega para alavancar a produção no Estado. “O Projeto Gurita é mais uma forma de incentivar a irrigação para aumento de produtividade e, consequentemente, gerar emprego e renda para a região”, afirma.

Projetos

As obras para implantação do projeto Gurita foram iniciadas em 2004 e concluídas em 2008, com financiamento estadual e do Ministério da Integração Nacional.

Além do Gurita, estão em funcionamento ou em fase de implantação pelo Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, outros cinco projetos de irrigação: São João, Manuel Alves, Rio Formoso, Prodoeste e Sampaio. (Ascom Seagro)