Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação
 

A Prefeitura de Palmas realizou na manhã da última quinta-feira, 6, no distrito de Buritirana, o desfile cívico em comemoração à Independência do Brasil. O distrito fica a 60 quilômetros da capital.

Sob o tema “Brasil independente, democrático e soberano”, o evento contou com a participação de aproximadamente 1.200 integrantes de oito unidades de ensino da rede municipal e das corporações do Exército Brasileiro, Guarda Metropolitana e da Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade (ATTM). Prestigiaram o evento o prefeito Raul Filho, a primeira dama Solange Duailibe, o secretário municipal da Educação, Zenóbio Júnior, e várias outras autoridades.

Após o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado do Tocantins e do Município de Palmas, ao som do Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda de Música da Guarda Metropolitana, o desfile foi aberto pela anfitriã da festa, a ETI Luiz Nunes, que apresentou a história de Buritirana. Na sequência, a ETI Sueli Reche retratou o tema Independência do Brasil.

A terceira escola a desfilar foi a ETI Pedro Pereira Piagem que apresentou o tema das desigualdades em nosso País. Em seguida foi a vez da Escola Municipal Maria Rosa, que apresentou os avanços na Educação. A ETI Santa Bárbara retratou a temática do meio ambiente, levando o público a refletir sobre como devemos agir para preservá-lo.

Sexta escola a se apresentar, a ETI Daniel Batista mostrou na avenida um pouco da história da emancipação da mulher, os novos papéis desempenhados por ela na sociedade. Maria Bonita e Carmem Miranda foram algumas das mulheres lembradas. A ETI Eurídice de Mello enfatizou o combate ao racismo e a ETI Pe. Josimo Tavares apresentou a temática “Não à violência”.

Após o desfile das escolas municipais, foi a vez do 1º Pelotão de Fuzileiros do 22º Batalhão de Infantaria do Exercito Brasileiro abrilhantar a festa. Em seguida, passaram pela avenida a Banda Mirim da Guarda Metropolitana, as corporações da Guarda Metropolitana e da ATTM. O evento foi finalizado com a passagem do desfile motorizado.

Homenagem

Para Zenóbio Júnior, secretário da Educação, a realização do desfile em Buritirana foi uma forma de homenagear aquela comunidade. “Consideramos o anseio desta comunidade que sempre nos pediu que fosse feito um evento com toda uma infraestrutura adequada como sempre foi feito na capital. Então o prefeito atendeu esse pedido, e hoje realizamos esse desfile que é um momento muito importante não só para os alunos, mas também para as famílias comemorarem a Independência do Brasil”, disse.

José Patrocínio, morador do distrito se disse agradecido pela realização do desfile. “Gostei porque esse ano o desfile trouxe outras escolas do município e isso proporciona uma maior interação entre as escolas, para que os alunos passem a conhecer outras pessoas. Essa iniciativa da Prefeitura de trazer o desfile do centro da cidade para uma escola do campo foi muito importante para nossa comunidade”, afirmou.

Para a diretora da ETI Luiz Nunes, Suyane Costa, o desfile encheu a comunidade de orgulho. “Nos sentimos honrados e privilegiados porque este ano recebemos sete escolas para o desfile, e isso fez com que a comunidade, não só escolar, se sentisse realizada e valorizada, até porque o Distrito é um local de comunidade humilde, bem patriota e bem receptiva. Quando avisamos que este ano o desfile seria realizado com a participação de outras unidades educacionais, os alunos, professores e a própria comunidade se organizaram e trabalharam incansavelmente para realizar o desfile, que para nós é um marco histórico, pois é primeira vez que acontece da Prefeitura realizar um desfile único aqui”, comemorou.

O prefeito Raul Filho disse que resolveu intensificar as ações acerca das comemorações do Dia 7 de Setembro em Buritirana porque o evento já se tornou tradição. “Com a reforma e ampliação de nossa escola aqui, a gente percebe os pais e as crianças muito empolgados. Uma das coisas que chamou nossa atenção é que nos desfiles que ocorreram em Palmas, Buritirana sempre se destacou com a escola e suas inovações e por isso nós resolvemos agraciá-la com um desfile em alto estilo”, finalizou.