Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O governador  Siqueira Campos, acompanhado da primeira dama, a procuradora  Marilúcia Uchôa Siqueira Campos, participou do último dia dos festejos de Nossa Senhora de Natividade, que aconteceu no último sábado, 08, na cidade de Natividade.

Durante sua participação em um dos principais festejos religiosos do Estado, o governador foi presenteado com um azulejo com a imagem da santa, que simbolizava a proteção a todos os tocantinenses.

A representatividade de Nossa Senhora da Natividade e a importância do festejo, comemorado há quase três séculos, motivou a escolha da santa como Padroeira do Tocantins. Com isso, desde 1992, os tocantinenses comemoram a data de 8 de setembro como o Dia da Padroeira do Tocantins.

História

Trazida pelos jesuítas para o norte da província de Goiás, em 1735, a imagem de Nossa Senhora da Natividade foi a primeira a entrar nessa região, em embarcações pelo rio Tocantins, depois nos ombros dos escravos até o pé da serra, onde se erguia o povoado denominado de Vila de Nossa Senhora de Natividade, que mais tarde passou a se chamar São Luiz e por fim, Natividade.