Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Fabiola Dias

Foto: Fabiola Dias

Até o momento, os técnicos da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária vacinaram 82% do rebanho da Ilha do Bananal, que equivale a 43 mil animais, dos mais de 50 mil bovinos e bubalinos existentes na região. No total, 187 retiros já foram visitados. A campanha, que ocorre anualmente, iniciou no dia 1º de agosto e segue até o dia 17 de setembro. 

Mesmo enfrentando dificuldades causadas pelo excesso de queimadas na região, os técnicos estão dando andamento aos trabalhos. “O fogo que castiga a Ilha dispersa os animais que são criados soltos e atrapalha nosso acesso aos retiros”, diz o diretor de Defesa, Inspeção e Sanidade Animal da Adapec, João Eduardo Pinto Pires.

Assim como é feito todos os anos, as vacinas destinadas ao rebanho dos indígenas são custeadas pelo Governo do Estado. Já os retireiros são responsáveis pela aquisição da vacina. A comprovação da vacinação é feito de imediato, já que os próprios técnicos da Agência executam as ações. “Primeiro uma equipe agenda o dia da vacinação. Em seguida imunizam o rebanho”, diz Pires.

Dados

Em 2011, a Adapec alcançou um índice vacinal de 100% do rebanho imunizado na Ilha do Bananal. No total, 49.379 animais receberam a dose da vacina, destes, 5.660 pertenciam aos indígenas e 43.719 aos produtores rurais. Neste período foram visitados 186 retiros.