Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O interventor da Agencia Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) na Celtins, Isaac Pinto Averbuch apresentou-se na manhã desta terça-feira, 11/09, para os colaboradores da Administração Central em Palmas, acompanhado dos dois assessores que vieram com ele de Brasília e vão trabalhar em sua equipe durante a intervenção, prevista para os próximos 12 meses, podendo ser interrompida ou prorrogada, a critério da Aneel.

Numa reunião feita no pátio interno da empresa, Averbuch explicou que o seu papel é “recolocar a Celtins no caminho do equilíbrio econômico e financeiro” e ressaltou que não há nenhum demérito em relação aos diretores Alankardek Moreira, Herivelto Calles Louzada, PG Meirelles Júnior e Joaquim Guedes Coelho Filho, afastados de seus cargos desde 31/08. “O afastamento é somente uma praxe em casos de intervenção”, disse Averbuch.

Perguntado sobre a parcela do Programa de Participação nos Resultados (PPR) prevista para ser paga aos colaboradores no próximo dia 30 de setembro, Averbuch informou que precisa primeiro conhecer a real situação financeira da empresa e que “infelizmente ainda não pode dar esta informação sem saber se há recurso disponível”. Orientou a todos para continuar a tocar a rotina da empresa cumprindo os compromissos firmados tanto com colaboradores quanto com fornecedores.

Perfil do Interventor e sua equipe

Isaac Pinto Averbuch, 51 anos, graduado em Engenharia Elétrica e em Direito  pela Universidade Federal de Pernambuco e pós-graduado em Economia pela George Washington University, de  Washington (USA). É Gestor Público Federal, vinculado ao Ministério do Planejamento e foi Diretor da Aneel.

Como interventor tem a atribuição de dirigir a Celtins até a retomada do equilíbrio econômico financeiro.

Simone Rose de Souza Neiva Coêlho, 53 anos, graduada em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco e pós-graduada  em Economia pela George Washington University, de Washington (USA). É Gestora Pública Federal vinculada ao Ministério de Minas e Energia. Compõe a equipe de Averbuch nas áreas administrativa, financeira e regulatória da Celtins durante a intervenção.

Ary Pinto Ribeiro Filho, 52 anos, graduado em Engenharia Elétrica e em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco e pós-graduado em Economia pela George Washington University, de Washington (USA). Foi Diretor da Companhia Energética de Pernambuco (CELPE) e vai assessorar Averbuch nas áreas Comercial e Operacional da Celtins durante a intervenção.