Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O Espetáculo “Dias Difíceis Dentro da Dor do Desencontro” estreia no próximo dia 21 de setembro, no Teatro Sesc Palmas, às 20h. Os ingressos estão disponíveis na Overend, no Palmas Shopping e também na bilheteria do teatro, a partir de 20 de setembro e custam R$ 20,00 inteira e R$ 10,00 meia. De autoria do paulista Renatho Costa, a obra foi montada em Palmas, com a direção de Ana Isabel Friedlander, diretora e gestora cultural no Tocantins.

“Dias Difíceis Dentro da Dor do Desencontro” é uma comédia leve que faz um tributo à amizade. O texto, que remete o público a um ambiente de deserto, mostra um casal de bandidos e trapaceiros muito mal sucedidos, incompetentes na “profissão”. O casal entra em uma discussão sobre qual é o caminho certo, o destino daquela parceria formada, que, talvez seja a causa de suas inúmeras tentativas desastrosas de se obter renda e aventura. A amizade é vista como um obstáculo mas, ao mesmo tempo a única coisa valiosa que ambos adquiriram ao longo da vida.

No elenco estão os atores Kaká Nogueira e Bell Gama, além da participação especial do cineasta Caio Bretas, que também faz a produção do espetáculo. “Dias Difíceis Dentro da Dor do Desencontro” foi contemplado pelo edital de montagem teatral da Secretaria Estadual de Cultura.

O espetáculo dará continuidade a um trabalho de pesquisa já iniciado em comédia pela diretora Ana Isabel Friedlander. “Escolhi montar e dirigir espetáculos com uma linguagem simples onde o foco principal é o trabalho do ator e a situação trazida pela dramaturgia. Neste espetáculo a proposta é conquistar a empatia do público por meio da emoção e das situações curiosas e engraçadas vividas pelos personagens, com a delicadeza desse sentimento maravilhoso e completo que é a amizade”, enfatiza a diretora.

A diretora

Ana Isabel Friedlander é formada em comunicação social, com habilitação em cinema pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP - São Paulo e especialista em Artes Cênicas pela Faculdade São Judas Tadeu. Trabalhou durante cinco anos com comédias em bares de São Paulo (SP) e  dirigiu mais de dez espetáculo teatrais, como a comédia Torrenegra, também uma comédia de dramaturgo brasileiro, montado em 2010. A circulação de Torrenegra contou com apoio do Banco da Amazônia. Trabalhou por 8 anos na 2D Produções Artísticas como dramaturga e diretora artística onde fez trabalhos para empresas e eventos. Ganhou prêmios de melhor espetáculo, direção e iluminação em festivais e mostras de artes Cênicas de Guarulhos (SP), inclusive com apresentações do espetáculo Torrenegra, que também esteve no Festival Internacional de Curituba no ano de 2010. Também dirigiu e atuou em filmes em São Paulo e Guarulhos. Há cinco anos exerce o cargo de coordenadora de Cultura do Sesc – Tocantins. (Assessoria de imprensa)