Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Aldemar Ribeiro / Secom

Para facilitar o acesso às escolas mais longínquas do Estado, para que o monitoramento e os treinamentos necessários sejam efetuados dentro da normalidade, o governador Siqueira Campos entregou na manhã desta quinta-feira, 13, 20 caminhonetes e 20 carros de passeio para as DRE’s - Diretorias Regionais de Ensino e à Seduc - Secretaria Estadual da Educação. O investimento de R$ 1,9 milhão faz parte do recurso do tesouro estadual.

Durante o evento o governador destacou a importância de ocupar os adolescentes e crianças e do papel dos professores neste processo. “Dependemos de todos os professores para termos uma cidadania de verdade, pois vocês são os responsáveis por transmitir conhecimento e valores a nossas crianças e adolescentes”, afirmou.

Para o titular da Seduc, Danilo de Mello Souza, os veículos possibilitarão um maior desempenho das equipes da secretaria. “O Tocantins é um Estado grande e possui escolas mais afastadas, principalmente as indígenas, quilombolas e das pequenas cidades. Temos que fazer um trabalho de treinamento e monitoramento muito intenso e as diretorias estavam tendo dificuldades para fazer este tipo de atividade”, afirmou Danilo, acrescentando que a aquisição dos veículos foi um determinação do Governador Siqueira Campos.

Os antigos veículos serão leiloados e segundo o secretário os recursos revestidos para aquisição de novos equipamentos. “Fazia muito tempo que a secretaria não investia na aquisição de veículos e isso deve ser feito por termos algumas estradas difíceis de acesso, como a região do Jalapão e do Bico do Papagaio”, enfatizou.

Segundo a diretora da Regional de Paraíso do Tocantins, Meirivane Arrais, o veículo vem atender uma demanda. “É uma necessidade porque somos uma regional com 14 municípios e ainda a Ilha do Bananal. Sempre temos dificuldades para chegar às escolas indígenas e um veículo novo, com boa qualidade, contribui como ferramenta de trabalho. O transporte subsidia nossas ações de monitoramento in loco nas unidades escolares e mais um veículo dará mais agilidade ao nosso trabalho”, disse.

Reunião

Após a entrega dos veículos o secretário se reuniu com todos os diretores para traçar o calendário escolar de 2013. “Todas as vezes que os diretores se deslocam aproveitamos para atualizar atividades importantes, entre elas o calendário de 2013. No ano passado conseguimos instituir ainda no mês de setembro e foi muito bom, então queremos fazer com que as famílias, professores e a comunidade escolar se integrem das atividades que teremos, como por exemplo, o tempo de descanso dos professores e as feiras de ciências que vamos implantar em todas as escolas, tendo em visto que tecnologia é muito importante”, enfatizou, acrescentando que os 203 dias letivos também estão garantidos e os projetos educacionais também. “São projetos realizados para relembrar datas e fatos importantes. Tudo isso para fixar os valores nas crianças, de forma que elas respeitem os símbolos pátrios e a lógica da formação do povo brasileiro”, pontuou Danilo. (Secom)