Economia

Foto: Divulgação

Na próxima segunda-feira, 17, vence a última parcela do IPVA - Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, das placas de finais 9 e 0, que totalizam uma frota de 68.427 veículos. Deste total, 11.223 contribuintes pagaram à vista com desconto, 14.882 parcelaram em quatro vezes e 42.322 ainda não quitaram o imposto. A opção agora é o pagamento em parcela única sem desconto.

O imposto deve ser pago na rede bancária autorizada mediante a apresentação do Documento de Arrecadação da Receita Estadual - DARE. O documento pode ser acessado na página http://www.sefaz.to.gov.br ou nas Agências de Atendimento da Sefaz, após consulta pelo número do Renavam do veículo.

O Seguro Obrigatório (DPVAT) e o Licenciamento do Veículo estão desvinculados do IPVA e devem ser pagos em boleto separado. A emissão pode ser feita nas sedes dos Ciretrans e do Detran ou pelo site http://www.detran.to.gov.br.

Omissão IPVA

A frota tributada do Tocantins é de 344.964 veículos. Deste total, 96.198 com placas de finais 1 a 8 estão omissos com o IPVA, ou seja, perderam os prazos de pagamento e agora estão sujeitos a multas e outras penalidades. (Ascom Sefaz)