Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A AOCP, empresa organizadora do Concurso do Quadro Geral, divulgou na manhã desta sexta-feira, o número de recursos de candidatos com relação às provas aplicadas entre os dias 25 e 26 de agosto e 1 e 2 de setembro. Ao todo, foram 3.275 questionamentos com relação à aplicação das provas e questões do certame. 

De acordo com o diretor da empresa, Emerson Pinheli, o número de recursos apresentados pode ser considerado baixo, levando-se em consideração a grade quantidade de inscritos, quase 200 mil. Do total de inscritos, 1,66% entrou com pedido de revisão de questões. “Se considerarmos a quantidade de candidatos inscritos e o número de cargos, percebemos que o percentual de recursos foi pequeno até mesmo em relação a outros concursos que realizamos”.

Dentre os cargos oferecidos no concurso, os de nível superior foram os que apresentaram o maior índice de recursos, com 2.106. Na sequencia, mas com números bem inferiores, os cargos de nível médio/técnico (481), médio (466) e fundamental (222) fecham o quadro de recursos impetrados por candidatos.

No decorrer do processo seletivo, candidatos de nível superior que disputaram vagas nos cargos de Inspetor Agropecuário (Medicina Veterinária) e Extensionista Rural – Área Econômica (Medicina Veterinária), chegaram a reclamar de troca nas provas entre os cargos. A AOCP, no entanto, destacou que os conteúdos programáticos das avaliações eram semelhantes, o que não levou os candidatos ao prejuízo.

Cronograma e convocação

A empresa destacou, ainda, que deverá divulgar o cronograma do concurso no próximo dia 21. Na publicação deverão constar as datas definitivas para a divulgação do gabarito final, do resultado dos recursos, da convocação para a prova prática (operador de máquina), da classificação final, do resultado final, de recursos contra o resultado final e da homologação do certame.

Em entrevista concedida no início do mês de agosto, o secretário estadual da Administração Lúcio Mascarenhas, no entanto, destacou que ainda não existe uma previsão de quando os aprovados no concurso do Quadro Geral serão convocados e tomarão posse.