Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Depois de 20 anos, G.D.C fez o reconhecimento de paternidade de seus 5 filhos, sendo 4 deles maiores de 18 anos. O reconhecimento aconteceu na sede da defensoria Pública em Taguatinga e contou com a presença do defensor público Alexandre Zayek e do juiz de Direito da Comarca, Gerson Fernandes Azevedo.

De acordo com o defensor público, o casal conviveu por mais de 20 anos juntos e deste relacionamento nasceram os cinco filhos. Quando a primeira filha nasceu, a genitora chamou o pai da criança para ir até à cidade, para registrá-la, mas ele disse que estava muito ocupado e que ela poderia registrar sozinha. “Os companheiros são pessoas simples, que vivem na roça, sem estudo, e por falta de orientação o registro foi feito apenas no nome da mãe. Como a mãe não sabia qual seria a forma correta de registrar, fez da mesma forma com os outros 4 filhos e nenhum deles possui o nome do pai no documento, apesar deles terem sido criados na presença deste último”, afirmou Alexandre.

Ainda segundo o defensor público, o fato de os filhos não possuírem o nome do pai em seus documentos vinha os incomodando, já que a maioria deles já é casada e que passam por diversas situações constrangedoras em virtude disso. “Bastou que chamássemos o pai deles até este órgão, para que ele, de forma clara, consciente e voluntária, sem qualquer dúvida, manifestasse o desejo de reconhecer, de uma vez só, seus cinco filhos”. No dia marcado, compareceram na Defensoria Pública, de forma espontânea e consciente, todos os envolvidos, relatou Zayek. (Ascom DPE)