Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O defensor público geral do Estado, Marcello Tomaz de Souza, entregou, na manhã desta quinta-feira, 20, à comunidade carente de Colinas do Tocantins as novas instalações da Defensoria Pública.

O espaço mais amplo e confortável propicia melhor atendimento aos assistidos da Instituição. São 255 metros quadrados de construção, sendo sala de recepção, salas para atendimentos pelos defensores públicos e assessores, copa e banheiros; além de novos mobiliários e equipamentos de informática modernos que resultam em agilidade no atendimento.

O defensor público geral ressaltou durante pronunciamento a importância do resgate histórico dos valores cívico e republicano no papel da Defensoria Pública criada pela Constituição Federal como instituição específica, direcionada ao cidadão carente, sendo essencial ao sistema de justiça. “O país tem um dívida social com milhões de brasileiros necessitados, e a Defensoria Pública tem a missão de efetivar os direitos dos mais carentes e humildes da nossa pátria, no exercício da cidadania, sendo a única razão da existência da Defensoria está próxima da comunidade e respeitá-la na garantia dos seus direitos”, ressaltou Marcello Tomaz.

A defensora pública Andréia Sousa Moreira Lima Goseling reforçou em nome dos defensores que atuam em Colinas que a inauguração da nova sede é fruto do empenho da Administração Superior, representada pelo defensor público geral, Marcello Tomaz, bem como pelo diretor do Núcleo Regional da Defensoria Pública em Guaraí, Leonardo Oliveira Coelho, que não mediram esforços para a concretização desse objetivo. “A Defensoria Pública ao longo desses anos vem crescendo e se solidificando como a Instituição incumbida de prestar assistência jurídica integral e gratuita aos que comprovam insuficiência de recursos. A nova sede da Unidade de Colinas veio consolidar a nossa preocupação com a população, qual seja garantir atendimento digno, de qualidade, com conforto e comodidade. É uma conquista não só da Defensoria Pública, mas também de toda a comunidade colinense”, disse a Defensora Pública.

Também ressaltou a importância da nova estrutura, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Colinas, Sérgio Menezes Dantas, destacando que a Defensoria Pública surge como uma luz brilhante para as pessoas que não têm condições de pagar um advogado. “Sentimos hoje que os assistidos atendidos pela Instituição em Colinas estão mais confiantes e satisfeitos com os trabalhos desenvolvidos pelos Defensores que atuam no município, com empenho e dedicação”, disse. 

A vice-prefeita de Colinas do Tocantins, Raimunda Almeida de Souza, enfatizou a sua satisfação, como filha da terra, pelo benefício desta nova estrutura que contemplará toda a comunidade local, parabenizando os que direta e indiretamente contribuíram para as novas instalações, com um espaço de dignidade e conforto ao cidadão que necessita dos serviços da Instituição.

Para o diretor do Foro, juiz da Vara Criminal da Comarca de Colinas, Océlio Nobre da Silva, “a magnitude da solenidade representa um marco da evolução histórica do Tocantins e a comunidade também comemora este marco que mostra que a história está sendo reconstruída com a consolidação de instituições como a Defensoria Pública, indispensável à garantia dos direitos do cidadão; mostrando que é comprometida com a ética para um tratamento digno ao outro, o jurisdicionado. O resgate da história é fundamental para que  também este evento seja lembrado pela sua importância para toda a comunidade”.

O coordenador da Promotoria de Justiça, promotor Leonardo Gouveia Olhe Blanck, ressaltou que as novas instalações não devem ser vistas apenas como uma melhor estruturação, mas sim como engrandecimento institucional. “Parabenizo todos os Defensores de Colinas e destaco a harmonia em que trabalham defensores, promotores e juízes; sendo que quem ganha com isso é quem realmente merece que é a sociedade, conforme rege a Constituição Federal”, disse.

O evento contou com a apresentação da Banda da Polícia Militar de Araguaína, que executou o Hino Nacional. Após o descerramento da placa inaugural, as autoridades presentes visitaram as instalações da Defensoria Pública em Colinas do Tocantins.

Participaram da solenidade os promotores de Justiça Guilherme Soseling Araújo e Jaqueline Orofino Zago; tenente coronel da Companhia Independente de Colinas, José Luiz Mendonça; a diretora da Uniesp-Fiesc, Marizete Tavares; o secretário municipal de Serviços Urbanos, Moacir Laureano Marques; o diretor do Núcleo Regional da Defensoria em Guaraí, defensor público Leonardo Oliveira Coelho; os defensores públicos Maciel Araújo Silva, Adir Pereira Sobrinho, Mary de Fátima Ferreira de Paula e Neuton Jardim dos Santos, entre demais autoridades locais e estaduais.

Atendimentos

A nova sede da Defensoria Pública em Colinas do Tocantins está localizada na Rua Presidente Dutra, Nº 328, Centro. Em média são atendidas 30 pessoas carentes, diariamente, pelos defensores públicos Maciel Araújo Silva, Adir Pereira Sobrinho e Andréia Sousa Moreira Goseling. (Ascom Defensoria Pública)