Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Na manhã desta última quarta-feira, 19 de setembro, as crianças participantes do Programa Forças no Esporte, coordenado pela Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins (CFAT), tiveram a oportunidade de realizar as primeiras aulas práticas de vela, na classe “Optimist”.

Iniciado em 14 de junho, o Programa completa o seu 4º ano de atividades atendendo a um núcleo de 100 crianças, pertencentes à Escola Estadual Vila União e às Escolas Municipais Antônio Carlos Jobim e Darcy Ribeiro.

Ao longo de seis meses, essas crianças terão a oportunidade de aprender a velejar, além de realizar diversas atividades educacionais e culturais, e atividades orientadas à saúde e à preservação do meio-ambiente, com frequência de quatro vezes por semana, sempre no período da manhã. Elas também terão assegurado o direito a atendimento médico, odontológico, alimentação, roupas e transporte. Todas as atividades serão realizadas nas dependências da CFAT, conduzidas por militares e profissionais especializados.

Criado em 2003 pelo Ministério da Defesa, em parceria com o Ministério dos Esportes, o Programa Forças no Esporte tem como público-alvo crianças de idade entre 10 e 13 anos, integrantes da Rede Pública de Ensino. Por meio da prática esportiva e da realização de atividades complementares, o Programa visa promover a inclusão social dessas crianças, tendo como propósitos específicos proporcionar aos participantes a melhoria do convívio e da integração social, da auto-estima, das capacidades e habilidades motoras, das condições de saúde, do rendimento escolar, além de diminuir a evasão escolar nas escolas atendidas e a sua exposição aos riscos sociais.