Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O que contém no interior de uma urna eletrônica? Qual o poder do voto e o que pode acontecer depois que as eleições terminam? Essas são algumas questões que serão discutidas no projeto“Faces da Democracia”, uma instalação de arte que estará aberta para visitação a partir deste sábado, 22, às 17h30, no Parque Mutuca, em Gurupi. A entrada é gratuita.

A instalação é uma obra de arte que tem a intenção de provocar sensações ou chamar a atenção das pessoas. Ela pode ser confeccionada em diferentes materiais e permite uma maior interação entre com o público visitante e a criação do artista.

  Para esta instalação foi feita uma reprodução de uma urna eletrônica, com cinco metros de comprimento e quase três metros de altura, que permite que os visitantes entrem no interior da obra. A proposta preserva algumas características de uma urna convencional, mas parte dela é pintada com a técnica da Pop Arte, em homenagem ao artista pernambucano Romero Britto.

  Já no interior da obra, outras pinturas levantam uma discussão sobre as conseqüências da escolha dos governantes para as cidades. O projeto foi idealizado pelos professores de Artes, Henrique Viegas e Fernando França, e promovido pelo Centro Educacional Castelinho, com apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). “Estamos usando a Arte para falar de um assunto muito sério. Uma urna eletrônica não é um objeto qualquer, ela representa uma conquista do povo brasileiro que deve ser valorizada. As pessoas não devem ignorar ou ter medo de uma urna, mas sim enxergar nela um canal para a manifestação das suas vontades”, explica o professor Henrique Viegas.

A obra foi construída em madeira. Todo o projeto contou com a participação de quase 80 alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da escola. A visita no interior da urna será conduzida pelos estudantes participantes do projeto, sob a supervisão de professores. “O simples ato de apertar a tecla‘confirma’ na urna pode transformar os rumos de uma cidade. Essa instalação não tem cunho partidário e pretende alertar sobre como o ato de votar é significativo e traz resultados positivos ou não, dependendo das escolhas de cada eleitor”, detalha o professor Fernando Fança.

A instalação “Faces da Democracia”estará aberta para visitação até o dia 06 de outubro, no horário das 17h30 às 21h. Programação A abertura será realizada amanhã, 22, a partir das 17h30, com exibição de vídeos, apresentações musicais e teatrais com alunos e professores convidados do Centro Educacional Castelinho e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO).

Na segunda-feira, 24, às 18h, será realizada uma oficina de “Teatro do Oprimido”, com o professor Fernando França. Já na terça-feira, 25, a oficina“Pinturas vanguardistas: um resgate da Semana de Arte Moderna” será ministrada pelo professor Henrique Viegas. Todas as atividades são gratuitas e serão realizadas no Parque Mutuca. Toda a comunidade pode participar.