Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Tocantins recebe R$ 250 mil para implantação e fortalecimento das ações específicas de vigilância e prevenção das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) no Estado.

O repasse do recurso foi feito pelo MS – Ministério da Saúde para o desenvolvimento de ações do Plano de Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis, que é referencia para outros estados do país.

O Plano tem como objetivo fortalecer a vigilância das doenças crônicas não transmissíveis e seus fatores de risco, bem como desenvolver ações efetivas de promoção da saúde visando à redução da morbimortalidade em decorrência dessas doenças, além de definir as diretrizes e ações em vigilância, avaliação, monitoramento e promoção da saúde.

Além disso, o plano visa preparar o Tocantins para enfrentar e deter, nos próximos quatro anos, as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), dos quatro principais grupos de doenças (circulatórias, câncer, respiratórias crônicas e diabetes) e seus fatores de risco em comum (tabagismo, álcool, inatividade física, alimentação não saudável e obesidade).

Dados

No país, bem como no Tocantins, as doenças crônicas não transmissíveis constituem o problema de saúde pública de maior magnitude e correspondem a cerca de 70% das causas de morte no país. No panorama da mortalidade no Estado, observa-se que as Doenças do Aparelho Circulatório ocupam o primeiro lugar entre as principais causas de óbito, totalizando em 2009, 1.859 óbitos no Estado (Fonte: SIM – Sistema de Informação sobre Mortalidade/ 2010).