Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Alexandra Martins

Jurandir Antonio Correia Neto, aluno do Centro de Ensino Médio Orquelina Torres, de Guaraí, tomou posse na última terça-feira (25), na Câmara dos Deputados. Ele e outros 77 estudantes do País participam do programa Parlamento Jovem Brasileiro 2012 e, por dois anos, terão a oportunidade de participar de eventos voltados a discussões e debates sobre a Educação.

Até o dia 28 deste mês, os educandos participam da jornada parlamentar na Câmara, atuando como se fossem deputados. A intenção é a simulação das atividades dos parlamentares a fim de estimular a elaboração de propostas legislativas pelos alunos, as quais poderão, inclusive, ser aproveitadas pelos Deputados.  

O Parlamento Juvenil do Mercosul é realizado pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e o Fundo das Nações Unidas pela a Infância (Unicef). A intenção do programa é favorecer o protagonismo juvenil, abrindo espaço para que os estudantes dialoguem e discutam temas vinculados à Educação, em diferentes momentos.

O Parlamento Juvenil do Mercosul dá, ainda, oportunidade de acesso a novas experiências e vivências no contexto nacional e internacional. Em agosto deste ano, Jurandir esteve em Medellín, na Colômbia, representando o Tocantins na Assembleia de Jovens do Mercosul. (Ascom Seduc com informações do Consed)