Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Um a nova rodada da pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Stylo (Promotion Editora Eventos e Promoções Ldta) aponta o candidato à Prefeitura de Palmas, Carlos Amastha (PP) na frente de Marcelo Lelis (PV). Na direcionada - aquela em que é apresentado ao entrevistado um disco com os nomes dos candidatos - o pepista aparece com 42,65% das intenções de voto.

O candidato Marcelo Lelis obteve 37,79%, ocupando o segundo lugar, seguido de Luana Ribeiro (PR) que aparece com 8,82% das intenções de voto para as eleições da Capital. Os demais candidatos - Dr. Luciano (PRP), Aberlado Gomes (PSOL), Professor Adail (PSDC), Fábio Ribeiro (PT do B) tiveram menos de 1% das intenções aparecendo com 0,44%, 0,44%, 0,29 e 0,29%, respectivamente.

O cenário não muda na pesquisa espontânea, aquela que o entrevistado diz espontaneamente em quem irá votar. A diferença entre os dois primeiros colocados quase não altera, já que Carlos Amastha obteve 42,35% e Marcelo Lelis 37,65%. Luana Ribeiro aparece com 8,53% e os demais candidatos não tiveram alteração no percentual com relação à pesquisa direcionada.

Não responderam ou votam branco/ nulos 10% dos entrevistados na espontânea e 9,26% na direcionada. Uma porcentagem que ainda pode pesar no resultado final do pleito. A pesquisa foi encaminhada à Justiça Eleitoral sob o protocolo nº TO-00339/2012, contratada pela Promotion Editora Eventos e Promoções LDTA e registrada no sistema de registro de pesquisas eleitorais em 20/09/2012.

 Foram ouvidas 680 pessoas nas regiões Sul, Norte, Aurenis I, III e IV, Arnos, JK, Taquaralto, Taquaruçu e Taquari. A margem de erro é de 3,5%, para mais ou para menos. Rejeição A diferença entre os dois primeiros colocados na Pesquisa no quesito rejeição é quase a mesma das intenções de voto, já que o candidato Marcelo Lelis (PV) aparece com 29,41% contra 24,56% do empresário Carlos Amastha (PP).

 Luana Ribeiro obteve 9,71% seguida do candidato Aberlado Gomes (PSOL) que aparece com 6,62% de rejeição. Os candidatos Professor Adail, Dr. Luciano e Fábio Ribeiro e aparecerem com 1,76%, 1,03% e 2,94%, respectivamente. Não responderam ou disseram não rejeitar nenhum dos candidatos, 23,97% dos entrevistados.

Na pesquisa anterior, publicada em 30 de agosto, o candidato pevista tinha 30,15%, de rejeição, seguido de Luana que aparecia em segundo lugar com 20,15%. Já o candidato Carlos Amastha tinha 15,15%, ou seja, 9,41 pontos percentuais a menos se comparado a rodada atual.

Amastha chegou a ser líder em rejeição nas pesquisas do Institulo Stylo realizadas com os pré-candidatos antes das convenções. No entanto, ao se firmar como candidato, o empresário foi para as ruas, se apresentar à população, especialmente na periferia da cidade. Com isso, e munido de um discurso de ferrenho opositor ao governo estadual e à atual gestão municipal, seu nome vem se popularizando.

Fonte: Jornal Stylo