Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para o pleito do dia 7 de outubro, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) irá contar com novo sistema de transmissão de dados e apuração dos votos. Trata-se da tecnologia JE Connect, que agilizará o processo de transmissão de dados dos boletins pelo Tribunal.

Neste pleito o sistema será utilizado em aproximadamente 250 pontos de votação, inclusive nos de difícil acesso, distantes da Zona Eleitoral, como aldeias indígenas. Nas eleições de 2008, a ferramenta foi utilizada pela primeira vez. No pleito de 2010, foi usado em 70 locais de votação.

A tecnologia vai proporcionar mais segurança e rapidez na totalização dos votos que serão enviados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e consequentemente  poderão ser computados antes mesmo do resultado de grandes cidades. Ou seja, no Tocantins, o eleitor saberá mais cedo o resultado final das eleições.

Segundo o secretário de Tecnologia da Informação, Jader Batista Gonçalves, o resultado das eleições em Palmas deve ser divulgado por volta das 20h. “No interior do estado o resultado deverá sair por volta das 20h:30min  ou 21h”. Devemos reduzir em 1 hora o tempo da totalização dos votos”, revela o secretário.

Para ter acesso a essa tecnologia basta que o local de votação tenha um computador com acesso a internet. “A partir do momento que conectarmos o nosso pen drive no computador de uma escola, por exemplo, a máquina passa a ter todas as informações do TRE, o que agilizará todo processo”, finaliza Jader Gonçalves.