Campo

Foto: Divulgação

  A Adapec – Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins divulgou na tarde desta quinta-feira, 27, o resultado da campanha de vacinação contra a febre aftosa na Ilha do Bananal ocorrida no período de 1º de agosto a 15 de setembro.

Conforme os dados apresentados pelo diretor de Defesa, Inspeção e Sanidade Animal da Adapec, João Eduardo Pinto Pires, foram vacinados 100% do rebanho da Ilha do Bananal, num total de 60.408 animais, em 232 propriedades/retiros, sendo que destas, 40 propriedades são de indígenas com um total de 6.823 animais. A vacinação dos animais dos indígenas foi custeada pelo Estado.

Pires destacou que é este foi o resultado mais positivo em vacinação na Ilha do Bananal, pois superou todas as expectativas. “É um resultado satisfatório para o Estado e para o produtor, pois, houve em relação a 2011 um crescimento de 18% no número de animais vacinados e também no número de propriedades cadastradas que passou de 215 para 232.”

Na comparação com os números de 2011, percebe-se um crescimento em propriedades indígenas que antes eram 30 e este ano somaram 40. Também em relação ao crescimento do rebanho, os indígenas cresceram em 17%. Um dado considerado importante, pois ficou muito próximo do crescimento geral.

 “Apesar das dificuldades enfrentadas pelos técnicos da Adapec, principalmente, pelo grande número de queimadas que atingiu a região, foi possível atingir a meta,” destacou o diretor. (Ascom Adapec)