Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Mariana Pavan

A candidatura do Estado do Tocantins como membro efetivo do GCF - Força Tarefa dos Governadores para Clima e Florestas, foi aprovada por unanimidade nesta quinta-feira, 27. A eleição aconteceu no Centro de Convenções Casa Mazariegos, em San Critobal de Las Casas, no México.

O secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Divaldo Rezende, que representa o governador Siqueira Campos no evento, comemorou a aprovação. “A nossa entrada no GCF reforça a política do nosso governo em buscar oportunidades e alternativas para valorizar o meio ambiente e contribuir para o desenvolvimento mundial”, enfatizou.

Agora o Tocantins é o 18º estado subnacional a fazer parte do GCF e o sexto estado brasileiro, junto com Amazonas, Acre, Amapá, Mato Grosso e Pará. O Tocantins já estava participando do GCF como membro observador na perspectiva de trocar experiências com os estados participantes e avançar na implementação do mecanismo REDD+ no Estado. O REDD+ corresponde à redução de gases de efeito estufa por desmatamento e degradação florestal, manejo sustentavel das florestas e conservação dos estoques de carbono.

GCF

O GCF foi criado em 2008, na Califórnia, EUA, por um grupo de oito governadores subnacionais, com intuito de estabelecer uma cooperação internacional na área ambiental, com ênfase na política climática, financiamento, troca de tecnologia e pesquisa. Atualmente estados do Brasil, México, Peru, Nigéria e Estados Unidados da América integram o GCF. (Ascom Semades)