Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Ao completar 24 anos, o Tocantins caminha para garantir água de qualidade e acesso ao tratamento de esgoto sanitário a todos os tocantinenses. Esta é a meta do Governo do Estado para os próximos cinco anos. Para isso, será investido quase um R$ 1 bilhão, o que garantirá uma grande transformação na área de saneamento dotando todas as famílias de um sistema de coleta e tratamento eficiente. Segundo o presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Edmundo Galdino, com a água já disponível em todos os 139 municípios o trabalho já não se tornará tão difícil.

Quanto aos investimentos, segundo Galdino, “a previsão é que a Saneatins – Companhia de Saneamento do Tocantins invista nos próximos cinco anos cerca de R$ 700 milhões e a ATS algo em torno de 250 milhões para viabilização de coleta e tratamento do esgoto sanitário”, afirmou, acrescentando que “para isso já estamos com todos os projetos executivos quase prontos e deveremos lançar até o final deste ano junto à Funasa – Fundação Nacional de Saúde e o Ministério das Cidades para viabilizar o esgotamento sanitário para os 78 municípios que são administrado pela ATS”, enfatizou.

Segundo o presidente, “nossa responsabilidade é com os 139 municípios e estamos com um programa ousado, talvez o maior do Brasil, que atenderá as mais de 300 mil pessoas que vivem nestes locais e vamos levar não só água tratada mais um sistema eficiente de modo sanitário para que as famílias tenham um banheiro descente e os afluentes sejam tratados para não atingir o lençol freático”, destacou.

Todas as ações seguem a visão do governador Siqueira Campos de que o saneamento vai resolver uma série de problemas em todo o Estado, principalmente a quantidade de pessoas que buscam os serviços de saúde, pois a maioria dos casos estão ligados à falta de saneamento. “O Tocantins deverá ser o primeiro estado da federação a universalizar a coleta do esgotamento sanitário e isso tudo dependeu do empenho pessoal do Governador e da estratégia de toda sua equipe para viabilizar isso”, finalizou Galdino.

Ainda nesta área, a Agência Tocantinense de Regulação (ATR), segundo o coordenador de Saneamento Básico do órgão, Robson Gabriel de Araújo, há um trabalho de fiscalização de todos os sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário dos municípios conveniados com a agência. “A partir daí tivemos um grande avanço na prestação destes serviços, exemplo disso é o município de Palmas que no período de estiagem sempre passava por um racionamento de água e a ATR determinou que a Saneatins tomasse providência para resolver isso, e dentro do prazo a companhia resolveu a questão. Outro avanço foi em Araguaína, que tem o abastecimento feito por vários poços tubulares onde a incidência de manganês era muito grande não só pelo aspecto físico da água, mas pela consequência do excesso deste metal na água, e dentro do prazo a concessionária construiu um sistema de remoção de manganês pioneiro na região Norte, resolvendo o problema”, explicou.

Ainda segundo Robson, “todas as nossas ações buscam atender melhor à população, pois tudo que queremos é que nossa população tenha acesso a serviços e produtos de qualidade. Nos últimos dois anos temos realizado cursos e tecnologia para desenvolver um trabalho que resultem em resultados positivos”, finalizou. (Secom)