Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Acontece neste sábado, 6, a exibição do filme “Terra em Transe” no auditório da Universidade Federal do Tocantins em Porto Nacional, a ação integra a programação do projeto CineClube EducArte contemplado pelo edital Prêmio Dona Santa Ayres 2011, de Apoio ao Cineclubismo Tocantinense, promovido pelo Fundo Estadual de Cultura e Secretaria Estadual da Cultura.

Até dezembro, toda semana Porto Nacional receberá a apresentação de um filme nacional, seguida por debate e sorteio de filmes em DVD. Os títulos são integrantes do catálogo da Programadora Brasil - entidade coordenada pela Cinemateca Brasileira, que incentiva e fomenta o cineclubismo no Brasil, assim como a produção cinematográfica nacional. Todas as sessões serão gratuitas.

Filme

Direção: Glauber Rocha. Elenco: Jardel Filho, Paulo Autran, José Lewgoy, Glauce Rocha, Paulo Gracindo, Hugo Carvana, Danuza Leão, Jofre Soares, Modesto de Sousa, Mário Lago, Flávio Migliaccio, Telma Reston, José Marinho, Francisco Milani, Paulo César Pereio, Emanuel Cavalcanti, Zózimo Bulbul, Antonio Câmera, Echio Reis, Maurício do Valle, Rafael de Carvalho, Ivan de Souza.

Ano: 1967. Classificação etária: 14 anos 

Sinopse 

Num país imaginário chamado Eldorado, o jornalista e poeta Paulo Martins hesita entre as diversas forças políticas em luta pelo poder. Dom Porfírio Diaz é líder de direita, político paternalista da capital litorânea de Eldorado, Felipe Vieira é um político populista e Júlio Fuentes, dono do império de comunicações. Em conversa com a militante Sara, Paulo conclui que o povo de Eldorado precisa de um líder político, e apoia Vieira.