Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A exposição “Origami de Concreto, Dobraduras de Luzes e Sombras”, concebida especialmente para Assembleia Legislativa, exibe 15 fotos de autoria do escritor, documentarista e fotógrafo, Alexandre Acampora. A mostra está no hall desta Casa de Leis e pode ser apreciada pelo público até o dia 31 de outubro.

As fotografias revelam formações geométricas de sombras e luzes sob a estrutura de concreto do prédio. “São imagens que se formam a partir do olhar. No caso, nenhuma imagem é real, ou seja, ‘concreta’ em si, pois é captada num instante, efêmero, como tudo o que existe”. Segundo Alexandre, tudo depende do momento, da movimentação da luz e da própria visão holística do autor.

Perfil

Alexandre Acampora é carioca, de Rio Comprido. Morou no Estado do Tocantins por 15 anos, onde foi secretário de cultura da Capital. É membro da Academia de Letras de Palmas e foi eleito para o cargo de conselheiro de cultura da cidade. Escreveu no memorável Pasquim, editou jornais alternativos e colabora com jornais no Tocantins. Escreveu os livros Introdução à Filosofia da Educação e História da Educação Infantil. Resgatou, reescreveu e produziu a edição de dois livros de Lysias Rodrigues - O Rio dos Tocantins e Roteiro do Tocantins. É autor de roteiros e diretor de documentários.