Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

“De sonhos e de construção” foi a obra escolhida para a próxima edição do projeto Literatura em Debate, do Sesc. O evento será nesta sexta-feira, dia 19, às 19h, no Teatro Sesc Palmas.  O encontro é uma oportunidade para os vestibulandos conversarem com o autor de uma das obras indicadas ao exame da Universidade Federal do Tocantins.

O encontro terá início com palestra realizada pelo autor e em seguida será aberto ao debate, para que o público possa tirar dúvidas sobre a obra. O evento contará, também, com a presença do professor Josafá, comentando sobre as demais obras indicadas.

A promotoria de Literatura do Sesc, responsável pela mediação do debate, procura realizar o evento uma vez a cada semestre, sempre antes do vestibular da UFT. “Por saber que o estudo de uma obra literária é muito difícil, uma vez que o texto nos possibilita inúmeros olhares, o Literatura em Debate é uma oportunidade dos estudantes e pré-vestibulandos conversarem com o autor da obra e poder observar o texto pelos olhos do próprio autor”, comenta a promotora de Literatura, Geovana Lima.

Tião Pinheiro

José Sebastião Pinheiro, mais conhecido por Tião Pinheiro, natural de Monte Alegre de Goiás (GO), jornalista, escritor e compositor. Formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e mestre em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra (Pamplona-Espanha) e Centro de Extensão Universitária de São Paulo (São Paulo), hoje ocupa o posto de Editor-Chefe do Jornal do Tocantins. É membro das Academias Tocantinense e Palmense de Letras.

É autor de crônicas, contos, artigos, poemas e compositor de músicas em parcerias com diversos compositores e junto com Léo Pinheiro e J. Bulhões, compôs a música “De passagem”, gravada por Oswaldo Montenegro e que dá título ao mais recente CD do músico.  Autor do livro de poemas De sonhos e de construção, lançado em 2008 em Palmas, Porto Nacional e Monte Alegre de Goiás; em 2011 em São Paulo; e em 2012 em Goiânia.

O Literatura em Debate será na próxima sexta-feira, 19, a partir das 19h, no Teatro Sesc Palmas, com entrada gratuita.