Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

O Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia do Mapa – Ministério da Agricultura, da Pecuária e Abastecimento começa a instalar, na próxima segunda-feira, 22, uma das três novas estações meteorológicas que o Tocantins receberá. A estação ficará no município de Mateiros, região Leste do Estado. A autorização para instalação foi obtida pelo Governo do Estado, por meio da Seagro – Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, em julho passado. Elas contemplarão, além de Mateiros, os municípios de Campos Lindos, região Nordeste, e Marianópolis, Centro-Oeste do Estado.

A coordenadora de Mercados e Logísticas da diretoria de Sustentabilidade do Agronegócio da Seagro, Denise Coelho Gomes, explicou que a partir da instalação dos novos equipamentos o produtor rural terá condições de programar melhor seu plantio, aplicação de insumos e colheita, tendo, para isso, dados coletados em sua própria região. A instalação deve durar cinco dias, após isso a estação já começa a funcionar. Depois de Mateiros, a equipe do Inmet segue para Campos Lindos e Marianópolis, respectivamente.

Denise explica que, para a instalação, foi assinado um acordo de cooperação técnica entre o Instituto e a Seagro, com prazo de cinco anos. As estações ficarão localizadas em áreas cedidas por produtores rurais, que ofereceram ainda o cercamento do local.

O Tocantins já conta, atualmente, com 11 estações meteorológicas instaladas pelo Inmet, sendo quatro delas (Araguaina, Palmas, Porto Nacional e Peixe), conveniadas à Secretaria da Agricultura.

Para obter as informações meteorológicas de sua região, o empresário rural pode procurar a Diretoria de Sustentabilidade do Agronegócio na Seagro ou acessar o site do Inmet (http://ww.inmet.gov.br). (Ascom/Seagro)