Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

A Lei de Acesso à Informação esteve no foco da abertura da III Semana Acadêmica e da XIX Jornada de Iniciação Científica da Unitins – Fundação Universidade do Tocantins, que aconteceu hoje pela manhã no auditório da instituição. O reitor da Unitins, Joaber Macedo, lançou oficialmente o i-SIC – Serviço de acesso à informação da universidade, local em que os cidadãos poderão requisitar dados e esclarecimentos acerca do funcionamento e atuação da instituição. Com o tema “Educação, Justiça e Desenvolvimento Regional”, a Semana Acadêmica e a Jornada Científica irão até sexta-feira, dia 26.

Para o reitor da Unitins, é em um espaço de discussão de ideias e exposição de conhecimentos como esse que a meta de construção da nova universidade pública e gratuita do Estado do Tocantins deve ser abraçada por todos. “Estamos trabalhando para que, dentro da realidade atual do nosso Estado, possamos reafirmar nossa universidade como instituição de fundamental importância para o processo de desenvolvimento do Tocantins. E para isso nós contamos com a colaboração de vocês, acadêmicos, docentes e técnicos. Para que vocês se tornem participantes da construção dessa nova instituição estadual, pública e gratuita”, afirmou.

Depois do lançamento do i-SIC, o chefe da Controladoria Geral do Estado, José Pedro Dias Leite, focou sua palestra na transparência ativa e a importância da lei para participação ativa da sociedade no acompanhamento das ações governamentais. E dando prosseguimento a temática sobre acesso à informação, David Lemos Rosa, da Controladoria Geral da União (CGU/TO), ressaltou a importância da própria sociedade buscar a informação. “A pessoa tem que ir à procura. O interesse deve partir dela, do cidadão”, afirmou, acrescentando que ao mesmo tempo a sociedade deve ter também responsabilidade com essa informação obtida. Alunos e professores também puderam fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o assunto com os especialistas.

Depois das palestras, os trabalhos pela manhã foram encerrados com a apresentação do grupo Tambores do Tocantins, que, além de tocar, interagiu com o público presente, levando-o a aprender alguns movimentos de uma dança típica do Tocantins, que é a Catira.

Pela tarde, cerca de 40 trabalhos de pesquisa de acadêmicos da Unitins, inscritos no Pibic - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, estão sendo apresentados. E na próxima sexta-feira, quando acontece o encerramento da Semana Acadêmica e da Jornada, os melhores trabalhos na concepção dos avaliadores do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico serão premiados.

E logo mais à noite, das 19 as 20h30, os alunos assistirão à palestra sobre “Reflexos da Violência do Trânsito em Palmas” e os que desejarem poderão participar de minicurso acerca da sociedade e a forma para transformá-la. O minicurso contará com a apresentação de projetos do curso de Serviço Social da Unitins e será das 20h45 as 22h30. (Com informações da Assessoria)