Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Com o tema “Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável”, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) sediará de 24 a 26 de outubro, o II Congresso Amazônico de Desenvolvimento Sustentável. O evento, que será realizado no Câmpus de Palmas, busca contribuir para a formulação de políticas públicas de desenvolvimento com ênfase na valorização econômica e social da população residente na região amazônica.

A abertura oficial do congresso será às 19h15, desta quarta-feira, no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (CUICA), com a conferência: “Políticas Públicas, Ensino Superior e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia”, proferida pelo coordenador da Cátedra UNESCO-Amazônia, Luís Eduardo Aragón, professor da Universidade Federal do Pará (UFPA). Haverá também o lançamento do livro "Conflitos Sociais e a Formação da Amazônia" dos pesquisadores Marianne Schmink e Charles H. Wood.

Durante o encontro serão apresentados trabalhos de pesquisadores das mais diversas universidades que compõem a região norte do Brasil. Entre os assuntos estão os Impactos Socioeconômicos, Culturais e Ambientais, o projeto Incubadora de Políticas Públicas da Amazônia (IPPA), Políticas Públicas, Trabalho e Qualidade de Vida nas Cidades Amazônicas.

Além disso, serão apresentados estudos com temas relacionados à avaliação das ações do Programa Desenvolvimento Sustentável do Território Rural do Bico do Papagaio; Turismo e Desenvolvimento Econômico no Jalapão; a Cidade Planejada e a Coesão Territorial: a contradição da expansão urbana de Palmas, dentre muitos outros assuntos.

Público-alvo

O congresso tem como público-alvo professores, pesquisadores, alunos de graduação e especialização envolvidos com as causas Amazônicas. As abordagens abrangem principalmente os aspectos geográficos, histórico, social e em especial as políticas públicas aplicadas ao desenvolvimento da Amazônia.

Inscrições

As inscrições para o congresso, que será realizado em conjunto com a Universidade Federal do Pará (UFPA), estão abertas e podem ser feitas aqui.

A programação completa pode ser conferida na página do evento.

Mais informações podem ser obtidas no site http://www.amazonia.ufpa.br.