Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Assim como a transição para mudança do gestor da Prefeitura de Palmas está em andamento, a articulação política do prefeito eleito da capital, Carlos Amastha (PP) també se mexe e busca novos aliados para a nova gestão na Câmara da capital. Como a base do pepista na eleições elegeu apenas três representantes na Casa de Leis um bloco de partidos está sendo formado para dar sustentação à nova gestão.

A articulação foi confirmada ao Conexão Tocantins nesta quarta-feira,  24, pelo atual vereador que foi também reeleito, José do Lago Folha Filho (PTN). Folha, que é da base do prefeito Raul Filho (PT) e também do senador João Ribeiro (PR), informou que está buscando apoios para concorrer à presidência da Casa. Além de Folha, conforme já adiantou o Conexão Tocantins, Rogério Freitas do PMDB também quer disputar o cargo.

Folha conta que após vários contatos e reuniões com a equipe de transição de Amastha começou a ser formado um grupo de partidos. “ Esse nosso bloco de cinco partidos  garante a governabilidade e a mesa diretora. Estamos conversando com a comissão de transição e nosso compromisso é com a cidade”, conta.

O PTN assim como o PR e PSB, que também integram o bloco em formação, apoiaram a candidata Luana Ribeiro nas eleições da capital mas na reta final estes partidos da base de Ribeiro e Raul ficaram à vontade para liberar a militância para apoiar Carlos Amastha. “ Estamos caminhando para o entendimento para garantir a governabilidade”, pontuou.

Sobre sua candidatura à presidência da Câmara, Folha conta que tem conversado principalmente com os vereadores reeleitos: Jucelino Rodrigues (PTC), José Hermes Damaso (PR), Lúcio Campelo (PR) e ainda Valdemar Júnior (PSD). “Nós colocamos nosso nome e estamos conversando com os companheiros. Estamos formando bloco com vários partidos e vereadores, os que ganharam e outros que vão entrar agora”, frisou. Segundo Folha integram o grupo de partidos: PTN, PP, PTC, PR, PSB sendo que é aguardada a adesão do PPS e do PT, cada um elegeu um vereador.

Oposição

Os vereadores da base de apoio à candidatura a prefeito do deputado estadual Marcelo Lelis (PV), que ficou em segundo lugar na disputa pela Prefeitura, se articulam para também conseguirem eleger a presidência. Lelis afirmou ao Conexão Tocantins que está disposto a orientar os vereadores na oposição, caso seja procurado.