Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A Câmara Municipal de Palmas realiza nessa quinta-feira, 25, Sessão Solene de entrega de Título de Cidadão Palmense a conselheira do Tribunal de Contas do Tocantins, Doris de Miranda Coutinho, e ao fundador da Creche Comunitária Monte do Carmo de Taquari e analista tributária da Receita Federal, Arnaldo Severo Filho. A solenidade acontece a partir das 10h, no plenário do Parlamento de Palmas.

As condecorações foram aprovadas por unanimidade. A iniciativa da primeira homenagem é do vereador Milton Néris (PR) e foi concedida em junho de 2011, a segunda, de autoria do ex-vereador Gustavo Coelho, a segunda solicitação foi atendida desde outubro de 2009.

Perfis

Doris Coutinho

Doris Terezinha Pinto Cordeiro de Miranda Coutinho, é paranaense de Rio Negro e reside em Palmas desde 1989. Formada em direito pela Faculdade de Curitiba, pós graduada em Estudos de Políticas  Estratégias pela Unitins, MBA em Gestão Pública em foco em Controle Externo e Doutoranda pela Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires na Argentina. Em 1999, oi aprovada em concurso público para o cargo de procurador de contas do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE)e em 2002 foi empossada como conselheira da Corte. Ela foi a primeira mulher a integrar a Corte e presidir o TCE, em sua gestão criou, dentre outras coisas, o Programa de Formação de Agentes Públicos. Doris Coutinho é mãe de dois filhos, Ana Laura e João Pedro.

Arnaldo Severo

Natural de Leopoldo de Bulhões (GO), Arnaldo Severo, mudou-se com um mês de idade para Taguatinga de Goiás, hoje estado do Tocantins. Na década de 70, trabalhou como Técnico de Enfermagem na Clínica Santa Mônica em Goiânia. Em seguida mudou-se para Brasília, onde curso Economia na Universidade Católica do Distrito Federal, trabalhou nos Ministérios da Marinha e da Fazenda. Em 83, foi transferido para Goiás, concluiu o curso de Direito e foi militante do CONORTE (Comissão de Estudos de Assuntos do Antigo Norte de Goiás). Já no Tocantins, como servidor público federal, foi responsável pela instalação da Delegacia da Receita Federal de Palmas, fundou o Sindicato Nacional de Analistas Tributários no Tocantins. Severo também foi um dos fundadores da SINE, da Sociedade São Vicente de Paulo e da Creche Comunitária Monte do Carmo de Taquari, onde abriga 60 crianças, e realiza ações em favor de pessoas menos favorecidas.