Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A energia já tinha sido retomada em todos os Estados do Nordeste, além do Pará e do Tocantins, por volta das 7h40 desta sexta-feira, após o apagão que atingiu a área na madrugada. A ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) aponta que o problema foi resultado de um incêndio em uma rede de transmissão.

No "Bom Dia Brasil", da TV Globo, o presidente da ONS, Hermes Chipp, disse que um curto-circuito provocou o incêndio na linha de transmissão entre as estações de Colinas (MA) e Imperatriz (MA). Com isso, o sistema de segurança teria desligado a conexão entre os sistemas do Norte e do Nordeste ao do Sul e Sudeste.

A ONS já havia informado na madrugada que o desligamento ocorreu à 0h14 (horário de Brasília). As primeiras informações surgiram nas redes sociais ainda no fim da noite de quinta-feira. As hashtags #apagao e #Nordeste rapidamente ganharam destaque entre os temas mais comentados do Twitter no Brasil.

Segundo a assessoria de imprensa da Coelba, companhia de eletricidade da Bahia, o Estado inteiro ficou sem luz. A energia começou a ser reestabelecida por volta das 2h40 (horário de Brasília), recebendo energia das usinas de Itapebi e Funil.

A Celpe, companhia de eletricidade de Pernambuco, informou que 100% do Estado foi afetado pela falta de energia e que ainda não sabe as causas do problema.

Apagões

O apagão desta sexta é o segundo de grande proporção a atingir o Nordeste do país em pouco mais de um mês. No dia 22 de setembro, uma pane em um transformador deixou ao menos seis Estados nordestinos (Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Sergipe) sem energia por cerca de 25 minutos.

No último dia 3, um incêndio em um equipamento acessório de um dos quatro transformadores da usina hidrelétrica de Itaipu deixou parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além dos Estados do Acre e Rondônia, sem energia por cerca de meia hora.

Na ocasião, o presidente do ONS qualificou o ocorrido como um "apaguinho". "Apagão é quando desliga todo o Estado ou toda região, isso é mais um apaguinho", disse. (Folha de S. Paulo)